Pular para o conteúdo principal

MH17: novo vídeo mostra instantes seguintes à queda

Densa nuvem de fumaça é vista muito perto de vilarejo no leste da Ucrânia

Destroços do avião da Malaysia Airlines abatido em julho quando sobrevoava o leste da Ucrânia são recolhidos para investigação, quatro meses depois da tragédia
Destroços do avião da Malaysia Airlines abatido em julho quando sobrevoava o leste da Ucrânia são recolhidos para investigação, quatro meses depois da tragédia (Mstyslav Chernov/AP)
Quatro meses depois da tragédia com o voo MH17 da Malaysia Airlines, imagens inéditas da queda da aeronave no leste da Ucrânia são divulgadas. O vídeo mostra uma densa nuvem de fumaça muito perto de um vilarejo em Hrabove. O avião foi abatido no dia 17 de julho quando ia de Amsterdã a Kuala Lumpur. Todas as 298 pessoas a bordo morreram. Nas imagens, algumas pessoas tentam conter pequenos focos de incêndio, enquanto outros apenas observam, atônitos.
A reação imediata das pessoas foi pensar que se tratava de um avião militar ucraniano, já que separatistas pró-Moscou vinham realizando ataques contra esse tipo de aeronave. Segundo a agência de notícias Associated Press, nos dias que antecederam a derrubada do MH17, um canal de Moscou divulgou a informação de que os rebeldes estavam interrogando um homem identificado como o piloto de um avião de transporte militar abatido. Com isso, ao verem a fumaça no céu, a primeira reação dos moradores de Hrabove foi perguntar “onde está o piloto?”, ao que outra pessoa respondeu: “quem é que sabe?”. Em outro trecho do vídeo, uma pessoa pergunta se mais de um avião caiu, pois havia muitos destroços, informou a AP.
Leia também:
Rússia insiste em tese estapafúrdia sobre voo MH17
No G20, EUA e Europa pressionam Rússia sobre Ucrânia
Otan confirma entrada de militares russos na Ucrânia
Neste domingo, os destroços da aeronave finalmente começaram a ser retirados do local da queda para serem analisados. A operação é realizada sob supervisão de investigadores holandeses e representantes da Organização para Segurança e Cooperação na Europa.

 
Pessoas observam o local onde o avião da Malaysia Airlines caiu, no dia da tragédia, 17 de julho
A vasta área onde ocorreu a queda foi deixada sem segurança e investigadores internacionais encontraram dificuldades para chegar ao local em meio ao conflito na região. Os planos agora são de reconstruir parte do avião para ajudar a determinar as circunstâncias da tragédia.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi alvo de pesadas críticas durante o encontro do G20, na Austrália, devido à interferência na Ucrânia. Sem clima entre os outros líderes, Putin deixou a cúpula mais cedo neste domingo. Mais ainda tentou minimizar a crise, dizendo que ela “tem boas chances de ser resolvida”. Declaração que contrastou com a posição do governo ucraniano em Kiev, que se diz “preparado para um cenário de guerra total”, conforme afirmação do presidente Petro Poroshenko ao jornal alemão Bild.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular