Partido contrário à União Europeia avança no Parlamento britânico
Candidato do Ukip, partido antieuropeu e anti-imigração, vence eleição especial, deixando adversários conservador e trabalhista para trás
Mark Reckless, candidato do Ukip que conquistou vaga no Parlamento britânico (Reuters)
O candidato conservador ficou em segundo, com quase 14.000 votos. O representante do Partido Trabalhista foi o terceiro colocado, com perto de 7.000 votos. “Se você acredita que o mundo é maior que a Europa, se você acredita em uma Grã-Bretanha independente, então venha conosco e vamos devolver o país a você”, discursou Reckless, depois da vitória.
Saiba mais: Quem são os inimigos da ideia europeia?
"Qualquer que seja a circunscrição em que você vive, qualquer que seja o partido que você apoia, reflita sobre o que representaria ter em Westminster um grupo de deputados do Ukip suficientemente grande para manter o equilíbrio de poder", afirmou. Reckless também demonstrou otimismo para as eleições gerais de maio, ao ressaltar a pouca probabilidade de vitória do partido no pleito especial. “Rochester e Strood eram apenas o 271º local onde poderíamos ganhar. Se podemos vencer aqui, podemos vencer no país todo”.
Leia também: PIB da zona do euro cresce 0,2% no 3º trimestre
O outro representante da legenda no Parlamento é Douglas Carswell, que também deixou o Partido Conservador para se unir ao Ukip, partido que defende a imediata saída da Grã-Bretanha da União Europeia e uma redução na imigração. O maior perdedor com o resultado desta votação foi Cameron, que agora deve se preocupar em deter o avanço do Ukip até as eleições gerais de maio.
Comentários
Postar um comentário