Governo pode ser punido por mudanças no Orçamento
Relatório divulgado na sexta-feira incorpora mudança na LDO ainda em tramitação no Congresso
Após passar pela Comissão Mista de Orçamento (CMO), medida tem que ser aprovada em plenário, o que pode acontecer já nesta terça-feira
O projeto de lei governista recebeu o aval da Comissão Mista de Orçamento (CMO) na segunda-feira, mas ainda tem que ser votado em plenário, o que está previsto para ocorrer nesta terça-feira. O Ministério Público Federal e o Tribunal de Contas da União (TCU) solicitaram uma consulta técnica para analisar o caso.
O texto do relatório destaca que o governo aumentou em 70 bilhões de reais a previsão de abatimento da meta fiscal com investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e renúncia fiscal de desonerações tributárias considerando o projeto. O volume de abatimentos subiu de 35,22 bilhões de reais para 106 bilhões de reais, volume que já considera a aprovação da mudança na LDO.
Leia mais:
Comissão de Orçamento aprova projeto do governo que dribla meta fiscal
Governo reduz projeção de PIB para 0,5% em 2014
Projeção de receita do Orçamento 2015 é elevada em R$ 21,2 bi
No relatório, o governo ainda reduziu de 80,7 bilhões de reais para 10,1 bilhões de reais a previsão de superávit primário em 2014. Por enquanto, a meta mínima de superávit que está valendo na LDO é de 49 bilhões de reais. O problema para o governo é que o artigo 9.º da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) determina que a autoridade pública tenha de ajustar o Orçamento e a sua programação financeira para alcançar a meta assim que perceber que ela tem risco de não ser cumprida.
A equipe de Dilma fez foi o oposto: mesmo diante das evidências de que as contas públicas terão saldo muito abaixo do esperado, não conteve gastos. Pior ainda: contando com a aprovação, pelo Congresso, da proposta de alteração da meta fiscal, liberou mais 10,1 bilhões de reais em despesas discricionárias - justamente aquelas que, no caso, caberia cortar.
(Com Estadão Conteúdo)
Comentários
Postar um comentário