Pular para o conteúdo principal

Cidade alemã arma pegadinha contra neonazistas

Marcha de extremistas foi transformada involuntariamente em evento de caridade após ação de moradores

Neonazistas marcham de cara amarrada após cruzarem a marca de "5.000 euros arrecadados"
Neonazistas marcham de cara amarrada após cruzarem a marca de "5.000 euros arrecadados" 
Há duas décadas, centenas de neonazistas fazem uma peregrinação anual para a pequena cidade alemã de Wunsiedel. Fartos dos extremistas, os cerca de 9.000 moradores tentaram de tudo para banir esses encontros, incluindo protestos e ações na Justiça. Só que nada disso funcionou, e as marchas prosseguiram. No dia 15 de novembro, na iminência de mais um encontro, os moradores tentaram uma nova tática: receberam os neonazistas com sorrisos e os incentivaram a prosseguir com a marcha através da cidade. Mas era tudo parte de uma encenação, uma pegadinha armada para ridicularizar a marcha e o neonazismo.
Ao longo do percurso preestabelecido pelos neonazistas, os moradores espalharam marcas, semelhantes às de pistas de corrida. Em vez de distâncias, elas indicavam valores em euros. Para cada metro que os fanáticos avançassem, lojas e moradores doariam certa quantia em dinheiro para uma organização que ampara militantes que desejam abandonar organizações extremistas. Na metade do percurso, uma mensagem pintada no chão dizia "Obrigado pelos 5.000 euros". Dessa maneira, os moradores transformaram o encontro extremista em um evento beneficente contra o nazismo.
Leia também:
Novo grupo neonazista alarma a Alemanha
Refúgio romântico do nazista Goebbels encalha em Berlim
Mais velha sobrevivente do Holocausto morre aos 110 anos

Quando chegaram ao local, as centenas de neonazistas que se reuniram no ponto de partida da marcha pareceram confusos – como mostram vídeos que registraram a cena –, mas decidiram prosseguir mesmo assim. Ao longo do trajeto, faixas estendidas em fachadas ridiculizavam slogans da Alemanha de Hitler. Na metade do percurso, uma mesa repleta de bananas esperava os neonazistas. Em cima dela havia uma faixa que dizia "Mein Mampf" (Minha Larica), em referência ao "Mein Kampf" (Minha Luta), de Hitler. No final, a "pegadinha" arrecadou 10.000 euros para a organização Exit-Deutschland.
Wunsiedel foi escolhida para as marchas neonazistas por que é lá que Rudolf Hess (1894-1987), antigo secretário de Adolf Hitler e um dos líderes do Partido Nazista, foi enterrado – é a terra de sua família, embora ele mesmo tenha nascido no Egito. Para desestimular a peregrinação anual, que também atrai fanáticos de fora da Alemanha, o corpo de Hess foi exumado em 2011 pela administração do cemitério, e a lápide, destruída. O corpo foi incinerado, e as cinzas foram jogadas no mar. A medida acabou murchando a peregrinação dos neonazistas nos últimos anos, mas algumas centenas ainda insistem em viajar ao local para se reunir.
"Eles provavelmente não irão embora. A história da cidade é muito importante para eles, mas pelo menos nós conseguimos criar algo bom em cima disso", disse à imprensa alemã Fabian Wichmann, um pesquisador ligado à Exit-Deutschland.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...