Arseniy Yatseniuk é reeleito primeiro-ministro da Ucrânia
A decisão foi tomada na primeira sessão do novo Parlamento. A Casa também elegeu Vladimir Groisman, do partido governista, como chefe do Legislativo
O presidente do Legislativo ucraniano, Vladimir Groisman (à esq.), o presidente Petro Poroshenko (ao centro) e o primeiro-ministro Arseniy Yatseniuk durante a primeira sessão do novo Parlamento do país (Reuters)
Leia também:
Quase 1.000 morreram na Ucrânia após cessar-fogo
MH17: novo vídeo mostra instantes seguintes à queda
Pressionado pelo Ocidente, Putin deixará G20 mais cedo
Os parlamentares também elegeram Vladimir Groisman, de 36 anos, para a presidência do Legislativo. Groisman é um político forte do partido governista de Petro Poroshenko, eleito presidente do país em maio. Ele obteve a aprovação de 359 parlamentares - 49 se abstiveram da votação. “Devemos transformar o parlamento em um motor, e não em um freio das reformas”, disse Groisman, em um breve discurso feito após o pleito.
Olexander Turchinov, que ocupava a presidência do Parlamento desde a queda de Yanukovich, foi incumbido de iniciar a primeira sessão da nova Casa. A Constituição ucraniana previa que o parlamentar mais velho, Iukhim Zviaguilski, deveria abrir a sessão, mas a cerimônia foi alterada devido às denúncias de que o político tem apoiado os separatistas que lutam no leste ucraniano. Depois de cantarem o hino nacional em uníssono, os parlamentares respeitaram um minuto de silêncio em homenagem aos 100 manifestantes que morreram em fevereiro na Praça da Independência, em Kiev. O episódio foi decisivo para a queda de Yanukovich.
Comentários
Postar um comentário