Pular para o conteúdo principal

Polícia divulga vídeo em que menino com arma de brinquedo é morto

Nomes dos oficiais envolvidos no caso e áudio do chamado à polícia informando sobre a arma também foram divulgados. Policiais estão afastados

Frame do vídeo mostra o jovem Tamir Rice apontando uma arma de brinquedo nas ruas de Cleveland
Frame do vídeo mostra o jovem Tamir Rice apontando uma arma de brinquedo nas ruas de Cleveland (Reuters)
A polícia de Cleveland, no Estado americano de Ohio, revelou nesta quarta-feira os nomes dos agentes envolvidos na morte do garoto de 12 anos que apontava uma arma de brinquedo. Também foram divulgadas imagens gravadas por câmeras de segurança que mostram o momento em que a criança foi atingida, segundos depois de os agentes chegarem ao local.
Timothy Loehmann, de 26 anos, e Frank Garmback, de 46 anos, responderam a uma chamada no último sábado sobre um jovem negro carregando uma arma em um parque. Os dois foram atender o chamado e acabaram atirando contra Tamir Rice, de 12 anos, que morreu no dia seguinte.
Loehmann, que assumiu o posto este ano, foi apontado como o autor do disparo. Garmback está no departamento desde 2008. Na versão oficial, o garoto não respondeu a três ordens para mostrar as mãos. A arma deveria estar identificada por uma marca cor de laranja, mas a do garoto não apresentava essa indicação, segundo as autoridades.
O vídeo foi divulgado com a autorização da família. “A divulgação de forma alguma é um esforço para tentar explicar as ações da divisão de polícia ou do jovem”, ressaltou o vice-chefe da polícia local Edward Tomba, em declarações reproduzidas pelo jornal The Washington Post. “Estamos honrando o desejo da família em divulgar este vídeo e também no espírito de transparência e justiça com a nossa comunidade”, acrescentou, em entrevista coletiva. "Trata-se obviamente de um evento trágico".
Leia também:
Por que o policial de Ferguson não foi indiciado
Protestos contra decisão de júri de Ferguson se espalham pelos EUA

Também foram liberados os áudios do telefonema para a polícia, no qual a testemunha informa sobre a presença de “um cara com uma pistola, apontando para todo mundo”, e observa que a arma é “provavelmente falsa”. “Eu não sei se é real ou não”, diz a pessoa. Esta informação não teria sido repassada para os agentes. Outra gravação divulgada foi a dos policiais informando sobre o incidente: “tiros disparados, homem morto, homem negro, de talvez 20 anos”. Os dois policiais foram temporariamente suspensos e estão sendo investigados.
A morte de Rice ocorreu em meio à tensão desencadeada pela decisão da Justiça de não levar a julgamento o policial que matou o jovem Michael Brown, em Ferguson, no Missouri, em agosto. A decisão provocou protestos em várias cidades dos Estados Unidos, mas em Cleveland, o foco foi a morte de Tamir. Na noite de ontem, cerca de 200 pessoas ocuparam as ruas de forma pacífica, segundo a imprensa local.
O prefeito de Cleveland, Frank Jackson, negou qualquer conexão entre os dois casos. “Estamos tentando ser o mais transparente possível neste momento para que as pessoas saibam que nos importamos e que isso nos machuca”, disse, segundo o Wall Street Journal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estim...
Lula se frustra com mobilização em seu apoio após os primeiros dias na cadeia O ex-presidente acreditou que faria do local de sua prisão um espaço de resistência política Compartilhar Assine já! SEM JOGO DUPLO Um Lula 3 teria problemas com a direita e com a esquerda (Foto: Nelson Almeida/Afp) O ex-presidente  Lula  pode não estar deprimido, mas está frustrado. Em vários momentos, antes da prisão, ele disse a interlocutores que faria de seu confinamento um espaço de resistência política. Imaginou romarias de políticos nacionais e internacionais, ex-presidentes e ex-primeiros-ministros, representantes de entidades de Direitos Humanos e representantes de movimentos sociais. Agora, sua esperança é ser transferido para São Paulo, onde estão a maioria de seus filhos e as sedes de entidades como a CUT e o MTST.