Pular para o conteúdo principal

Empresa de Cristina Kirchner é multada em 900 reais

Secretário de Justiça da Argentina disse que problemas na documentação 'são mais leves do que furar um sinal vermelho' e que multa foi 'severa'

Cristina Kirchner
Cristina Kirchner 
O secretário de Justiça da Argentina, Julián Alvarez, atenuou nesta segunda-feira as irregularidades da empresa Hotesur, que pertence à presidente Cristina Kirchner, afirmando que elas são "mais leves do que furar um sinal vermelho" e determinou que a empresa pague uma multa de meros 3.000 pesos (cerca de 900 reais) por causa de problemas envolvendo documentação.
A Hotesur é responsável por administrar um hotel de propriedade da família Kirchner, o Alto Calafate, que fica na província de Santa Cruz, berço político de Cristina e de seu falecido marido, o ex-presidente Néstor Kirchner. A multa praticamente equivale a uma diária no hotel de luxo.
Na semana passada, a Justiça argentina abriu uma investigação para apurar irregularidades na empresa que foram apontadas pela imprensa local e por uma deputada da oposição.
Leia também: Argentina: as loucuras da presidente Cristina Kirchner
Uma reportagem revelou que, oficialmente, a sede da Hotesur fica em Buenos Aires, mas o escritório onde a empresa deveria funcionar está vazio há anos. Já a deputada Margarita Stolbizer apontou que a empresa não divulga balanços patrimoniais ou informações sobre sua reorganização societária desde 2011 e não vem pagando taxas obrigatórias para a Inspección General de Justicia (IGJ), órgão responsável pelo registro de empresas na região da capital argentina. As denúncias resultaram na expedição de uma ordem de busca e apreensão na empresa.
Em uma entrevista para um rádio nesta segunda-feira, o secretário Julián Alvarez, diretamente subordinado ao ministro da Justiça, acusou o juiz responsável pela ordem, Claudio Bonadio, de "parcialidade" e de usar "métodos de coação" para fazer política. Alvarez disse ainda que a multa equivalente a 900 reais aplicada contra a Hotesur foi "severa".
"Vamos aplicar uma multa à Hotesur e será a mais severa. A multa é de 3.000 pesos não porque nos ocorreu determinar assim, mas porque está regulamentado assim. (Os problemas da Hotesur) são uma irregularidade mais leve do que furar o sinal vermelho", disse.
Alvarez não comentou outras suspeitas sobre a Hotesur. Há anos a imprensa argentina denuncia suspeitas sobre o funcionamento do luxuoso Alto Calafate, cujo investimento não parece se justificar e que registra faturamento acima da média mesmo em épocas de baixa temporada. A família Kirchner possui outros dois hotéis na região – e está construindo mais um. Margarita Stolbizer levantou na semana passada a acusação de que o local pode estar sendo usado para lavar dinheiro. "Todos sabem que os cassinos e os hotéis são as operações mais fáceis para encobrir lavagem de dinheiro", disse ela.
Depois da operação de busca e apreensão, a Hotesur admitiu em um comunicado as irregularidades envolvendo a localização da sede da empresa e falta de divulgação de balanços. O texto diz que a empresa está em um processo de regularizar a papelada e que o registro da empresa em Buenos Aires deve ser cancelado para concluir a transferência da sede para Santa Cruz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...