Uniforme ensanguentado de Malala é exposto em Oslo
Vencedora do Nobel da Paz usava roupas quando foi alvo de atentado do Talibã
Uniforme que Malala usava quando sofreu um atentado é exposto no Centro de Nobel da Paz em Oslo, na Noruega (Reuters)
“No dia em que eu fui atacada eu estava vestindo este uniforme. Eu estava lutando pelo meu direito de ir a escola. Eu estava lutando pelo meu direito à educação. Vestir um uniforme me fez sentir que sim, eu sou uma estudante. É uma parte importante da minha vida e agora eu quero mostrá-la às crianças, às pessoas do mundo todo”, disse a ativista em entrevista ao Centro do Nobel da Paz.
Leia também: Malala e ativista indiano ganham o Nobel da Paz
As roupas ensanguentadas serão expostas a pedido da própria Malala. “O uniforme ensanguentado de Malala é um símbolo forte da luta de muitas garotas pelo direito de frequentar a escola”, disse a diretora-executiva do Centro do Nobel da Paz, Bente Erichsen. “O uniforme foi mantido pela família desde a tentativa de homicídio em outubro de 2012, e estamos gratos por Malala ter decidido mostrá-lo ao público em nossa exposição”.
Depois de ser atingida por três tiros quando membros do Talibã invadiram o ônibus escolar em que estava, a menina foi levada para a Inglaterra e submetida a tratamento. Hoje ela mora em Birmingham, na Inglaterra, e acumula prêmios internacionais por seu trabalho em defesa dos direitos humanos e da educação para todos.
Comentários
Postar um comentário