Pular para o conteúdo principal

EUA fracassaram em tentativa de resgate de refém no Iêmen

Informação foi revelada pelo Conselho de Segurança Nacional após célula da Al Qaeda divulgar um vídeo ameaçando matar o jornalista Luke Somers

Vídeo divulgado pela Al Qaeda que mostra o fotógrafo Luke Somers
Vídeo divulgado pela Al Qaeda que mostra o fotógrafo Luke Somers 
Os Estados Unidos revelaram nesta quinta-feira que tentaram resgatar o cidadão americano Luke Somers, que está com a vida ameaçada por terroristas da rede Al Qaeda no Iêmen. A operação foi autorizada pelo presidente Barack Obama no mês passado, mas não alcançou seu objetivo. Segundo oficiais americanos, outros reféns foram libertados.
“Assim que o governo americano conseguiu informações confiáveis de inteligência e um plano operacional, o presidente autorizou o Departamento de Defesa a conduzir uma operação para recuperar o senhor Somers”, disse a porta-voz do Conselho Nacional de Segurança, Bernadette Meehan. “Lamentavelmente, Somers não estava presente, embora outros reféns de outras nacionalidades estivessem no local. Eles foram resgatados”.
Leia também:
Clérigo da Al Qaeda ataca Estado Islâmico em vídeo
Coalizão realiza trinta ataques em reduto do EI na Síria

Segundo o Pentágono, a operação foi realizada em conjunto com militares do Iêmen e envolveu força aérea e em solo. “Os detalhes sobre a missão continuam secretos”, afirmou o contra almirante John Kirby.
A ofensiva em uma caverna no remoto distrito de Hajr as-Say’ar, na província de Hadramout, leste do país, os militares resgataram seis iemenitas, um saudita e um etíope. Sete terroristas também teriam sido mortos, segundo informação de autoridades do Iêmen.
A informação foi divulgada depois de Somers, um jornalista de 33 anos que foi sequestrado na capital Sana em setembro de 2013, aparecer em um vídeo divulgado pelo braço da Al Qaeda na Península Arábica. Nas imagens, os extremistas exigem de Washington o cumprimento imediato de suas condições, mas não oferecem mais detalhes.
Saiba mais: Iêmen é uma porta escancarada para atuação da Al Qaeda
O homem identificado como Somers diz que está em busca de “qualquer ajuda que possa tirá-lo dessa situação”. Ele afirma ter nascido na Grã-Bretanha e ter cidadania americana.
O governo americano já havia admitido neste ano que fracassou ao tentar resgatar o jornalista James Foley, o primeiro refém estrangeiro a ser decapitado pelos radicais do Estado Islâmico (EI) em vídeos divulgados na internet. O presidente americano havia ordenado uma operação que resultou na morte de alguns terroristas, mas falhou ao levar os militares para um local diferente daquele onde Foley era mantido.
Autoridades dizem que os sequestros de estrangeiros são frequentes no Iêmen e ajudam a Al Qaeda a arrecadar milhões de dólares com o pagamento para o resgate de reféns.
(Com agência Reuters)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estim...
Lula se frustra com mobilização em seu apoio após os primeiros dias na cadeia O ex-presidente acreditou que faria do local de sua prisão um espaço de resistência política Compartilhar Assine já! SEM JOGO DUPLO Um Lula 3 teria problemas com a direita e com a esquerda (Foto: Nelson Almeida/Afp) O ex-presidente  Lula  pode não estar deprimido, mas está frustrado. Em vários momentos, antes da prisão, ele disse a interlocutores que faria de seu confinamento um espaço de resistência política. Imaginou romarias de políticos nacionais e internacionais, ex-presidentes e ex-primeiros-ministros, representantes de entidades de Direitos Humanos e representantes de movimentos sociais. Agora, sua esperança é ser transferido para São Paulo, onde estão a maioria de seus filhos e as sedes de entidades como a CUT e o MTST.