Pular para o conteúdo principal

Buscas do Airbus desaparecido são suspensas até terça-feira

Após um dia de buscas envolvendo 15 barcos e 30 aviões, não há nenhum indício da localização da aeronave que voava com 162 pessoas a bordo

A busca pelo Airbus 320 da AirAsia que desapareceu no domingo com 162 pessoas a bordo na Indonésia foi suspensa até amanhã após o anoitecer desta segunda-feira (no horário asiático), sem que as autoridades tenham anunciado nenhum achado. Ao todo, quinze embarcações e 30 aviões de diferentes nacionalidades realizaram trabalhos de busca por destroços do avião na região do Mar de Java neste segundo dia de atividades.
O vice-presidente da Indonésia, Jusuf Kalla, confirmou em entrevista coletiva que um avião australiano avistou um objeto no mar, mas informou que não é possível dizer se pertence ou não ao Airbus 320 enquanto não for analisado por especialistas, segundo a imprensa local. Kalla afirmou que as operações continuarão enquanto for necessário, o que pode durar dias, semanas ou meses.
Leia também
China e Coreia do Sul oferecem ajuda para buscar avião

Vice-presidente diz que avião desaparecido provavelmente sofreu acidente 
“Não é uma operação fácil no mar, principalmente com o mau tempo que temos”, disse o vice-presidente da Indonésia, Jusuf Kalla, segundo a imprensa local. A região onde se procura, em torno da ilha de Belitung, se encontra em plena estação da monção e o mês de dezembro já registra as maiores chuvas nos últimos 30. Indonésia, Malásia, Cingapura, Austrália e Coreia do Sul participam com equipe de busca. Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, China, Índia e Japão ofereceram ajuda.
“Nossa hipótese é que o avião estaria no fundo do mar. Estas são as suspeitas preliminares e que podem evoluir de acordo com os resultados da busca”, declarou em entrevista coletiva no aeroporto de Jacarta o diretor da Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia, Bambang Soelistyo, que coordena a operação internacional.
Parentes dos desaparecidos esperam notícias oficiais nos aeroportos da cidade javanesa de Surabaia, o ponto de decolagem, e de Cingapura, destino do percurso. O avião da companhia aérea de baixo custo malaia AirAsia, voo QZ8501, tinha o horário de decolagem de Surabaia marcado para as 5h20 (19h20 de Brasília) e a chegada a Cingapura agendada para as 8h30 (22h30 de Brasília).
Segundo a companhia aérea, embarcaram 155 passageiros, incluindo dezessete menores de idade e um bebê, e uma tripulação de sete pessoas formada por um piloto, um copiloto, um mecânico e quatro aeromoças. As nacionalidades divulgadas pela companhia aérea correspondem a 155 indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um francês (o copiloto), um malaio e um cingapurense.
(Com agências France-Presse e EFE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...