Pular para o conteúdo principal

Buscas do Airbus desaparecido são suspensas até terça-feira

Após um dia de buscas envolvendo 15 barcos e 30 aviões, não há nenhum indício da localização da aeronave que voava com 162 pessoas a bordo

A busca pelo Airbus 320 da AirAsia que desapareceu no domingo com 162 pessoas a bordo na Indonésia foi suspensa até amanhã após o anoitecer desta segunda-feira (no horário asiático), sem que as autoridades tenham anunciado nenhum achado. Ao todo, quinze embarcações e 30 aviões de diferentes nacionalidades realizaram trabalhos de busca por destroços do avião na região do Mar de Java neste segundo dia de atividades.
O vice-presidente da Indonésia, Jusuf Kalla, confirmou em entrevista coletiva que um avião australiano avistou um objeto no mar, mas informou que não é possível dizer se pertence ou não ao Airbus 320 enquanto não for analisado por especialistas, segundo a imprensa local. Kalla afirmou que as operações continuarão enquanto for necessário, o que pode durar dias, semanas ou meses.
Leia também
China e Coreia do Sul oferecem ajuda para buscar avião

Vice-presidente diz que avião desaparecido provavelmente sofreu acidente 
“Não é uma operação fácil no mar, principalmente com o mau tempo que temos”, disse o vice-presidente da Indonésia, Jusuf Kalla, segundo a imprensa local. A região onde se procura, em torno da ilha de Belitung, se encontra em plena estação da monção e o mês de dezembro já registra as maiores chuvas nos últimos 30. Indonésia, Malásia, Cingapura, Austrália e Coreia do Sul participam com equipe de busca. Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, China, Índia e Japão ofereceram ajuda.
“Nossa hipótese é que o avião estaria no fundo do mar. Estas são as suspeitas preliminares e que podem evoluir de acordo com os resultados da busca”, declarou em entrevista coletiva no aeroporto de Jacarta o diretor da Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia, Bambang Soelistyo, que coordena a operação internacional.
Parentes dos desaparecidos esperam notícias oficiais nos aeroportos da cidade javanesa de Surabaia, o ponto de decolagem, e de Cingapura, destino do percurso. O avião da companhia aérea de baixo custo malaia AirAsia, voo QZ8501, tinha o horário de decolagem de Surabaia marcado para as 5h20 (19h20 de Brasília) e a chegada a Cingapura agendada para as 8h30 (22h30 de Brasília).
Segundo a companhia aérea, embarcaram 155 passageiros, incluindo dezessete menores de idade e um bebê, e uma tripulação de sete pessoas formada por um piloto, um copiloto, um mecânico e quatro aeromoças. As nacionalidades divulgadas pela companhia aérea correspondem a 155 indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um francês (o copiloto), um malaio e um cingapurense.
(Com agências France-Presse e EFE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular