Pular para o conteúdo principal

Putin manifesta apoio a Kim Jong-un e ataca comédia

Também aliada da Coreia do Norte, a China pediu calma em queda de braço entre norte-coreanos e americanos

Cena do filme A Entrevista que mostra a "morte" de Kim-Jong-un
Cena do filme A Entrevista que mostra a "morte" de Kim-Jong-un )
A Rússia de Vladimir Putin manifestou apoio à Coreia do Norte no imbróglio envolvendo a comédia A Entrevista. A chancelaria russa classificou de “agressiva” e “escandalosa” a produção hollywoodiana, baseada em um plano para assassinar o ditador Kim Jong-un. "A ideia do filme é tão agressiva e escandalosa que a reação norte-coreana é totalmente compreensível", declarou o porta-voz Alexander Lukachevich.
Pyongyang reclamou muito nos últimos meses sobre o enredo da comédia, chegando a enviar uma carta de protesto para as Nações Unidas. No final de novembro, o estúdio Sony sofreu um ciberataque e hackers ameaçaram cinemas que exibiriam o filme. O governo americano culpou a Coreia do Norte pelo ataque.
Leia também: 
Obama critica Sony por cancelar estreia de filme que irritou Kim Jong-un
Cena da morte de Kim Jong-un em comédia vaza na internet
Cinco coisas que enfurecem o ditador Kim Jong-un

As declarações também miraram um inimigo russo, o governo americano. O porta-voz afirmou que Moscou está "preocupado com uma nova escalada de tensões entre os Estados Unidos e a Coreia Norte". "As ameaças americanas de vingança e os pedidos a outros países para condenar a Coreia do Norte nos parecem contraproducentes e perigosos e não fazem mais que elevar as tensões", condenou Lukachevich.
Demonstrando seu apoio a Pyongyang e aproveitando para espezinhar os Estados Unidos – que impuseram sanções como punição pela interferência na Ucrânia – Putin já havia convidado Kim Jong-un na semana passada para visitar a Rússia em maio do ano que vem.
Mais comedida, a China, outra aliada da Coreia do Norte, pediu calma aos EUA e ao regime de Kim. "Este filme é controvertido. Esperamos que todas as partes envolvidas se controlem, mantenham a calma e tratem este importante assunto de forma adequada", disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying.
Leia mais: Lista: dez filmes que irritaram governos estrangeiros
"Já vimos que este filme causou vários problemas. A China espera que todas as partes envolvidas procedam de forma objetiva neste assunto, o revisem com seriedade e se comuniquem para resolvê-lo o mais rápido possível", acrescentou a porta-voz.
A China é um dos países onde "A entrevista" está sendo visto e baixado, já que uma versão em inglês com legendas em mandarim está disponível para download em alguns sites. Hua indicou que o governo chinês "tomará medidas" contra essa divulgação ilegal.
Nos Estados Unidos, A Entrevista está em cartaz desde quinta-feira em cerca de 300 cinemas independentes e também foi disponibilizado em plataformas digitais como Google Play, YouTube Movies e Xbox Vídeo. A estreia chegou a ser cancelada, mas o estúdio Sony voltou atrás e manteve o lançamento no dia de Natal em algumas salas de cinema. As grandes redes americanas não exibiram a comédia.
(Com agências EFE e France-Presse)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estim...
Lula se frustra com mobilização em seu apoio após os primeiros dias na cadeia O ex-presidente acreditou que faria do local de sua prisão um espaço de resistência política Compartilhar Assine já! SEM JOGO DUPLO Um Lula 3 teria problemas com a direita e com a esquerda (Foto: Nelson Almeida/Afp) O ex-presidente  Lula  pode não estar deprimido, mas está frustrado. Em vários momentos, antes da prisão, ele disse a interlocutores que faria de seu confinamento um espaço de resistência política. Imaginou romarias de políticos nacionais e internacionais, ex-presidentes e ex-primeiros-ministros, representantes de entidades de Direitos Humanos e representantes de movimentos sociais. Agora, sua esperança é ser transferido para São Paulo, onde estão a maioria de seus filhos e as sedes de entidades como a CUT e o MTST.