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Gasto com publicidade de estatais foi recorde em 2013: R$ 1,48 bilhão

Em catorze anos, o montante cresceu 65%. Petrobras, Caixa e BB respondem por 86% do total gasto pelo governo federal com publicidade, segundo jornal

Fachada do edifício da Petrobras no Rio de Janeiro - 12/12/2014
Fachada do edifício da Petrobras no Rio de Janeiro - 12/12/2014 (AFP)
O gasto das empresas estatais com publicidade alcançou o valor recorde de 1,48 bilhão de reais no ano passado, informa reportagem desta quarta-feira do jornal Folha de S. Paulo. Entre 2000 e 2013, segundo levantamento do jornal com base em dados fornecidos mediante decisão judicial pelo governo, as despesas das estatais com publicidade cresceram 65% – para 15,7 bilhões de reais. Os valores foram corrigidos segundo o IGP-M, calculado pela Fundação Getúlio Vargas.
Petrobras, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil respondem por 86% do total gasto pelo governo federal com publicidade. A verba destina-se à promoção das empresas em rádio, TV, jornais, revistas e internet. Não foram contabilizados os gastos com patrocínio cultural e esportivo. No período, foram gastos 4,6 bilhões de reais com publicidade da Petrobras, 4,5 bilhões com a Caixa, 4,2 bilhões com o Banco do Brasil e 1,3 bilhão de reais com os Correios.
Como informou o jornal O Estado de S. Paulo em julho, em 2014, ano de disputa eleitoral, os gastos com publicidade da Petrobras aumentaram 17% no primeiro semestre em comparação ao mesmo período do ano passado, saltando de 132 milhões de reais em 2013 para 154 milhões de reais nos seis primeiros meses de 2014. O orçamento médio mensal de propaganda da companhia quase triplicou em maio e junho se comparado ao intervalo de janeiro a abril. A curva ascendente ocorre após a crise envolvendo negócios da companhia e às vésperas do prazo de suspensão das publicidades institucionais das empresas estatais.
As médias mensais de gastos com propaganda da Petrobras passaram de 15,5 milhões de reais, de janeiro a abril, para 46 milhões de reais, em maio e junho. Até abril, as despesas eram inferiores às do ano passado – somavam 62 milhões, contra 90 milhões de reais em igual período de 2013. No mesmo mês, a estatal foi contratada pela União para produzir em quatro áreas do pré-sal e também atingiu o pico de extração de petróleo na região.
A estatal mudou o tom de suas campanhas publicitárias em abril, tornando-as mais nacionalistas, quando passou a adotar o slogan "A gente é mais Brasil", em substituição ao anterior, "Gente. É o que inspira a gente". A adoção de uma frase que pudesse associar a Petrobras ao sentimento de nacionalidade e a avanços econômicos decorrentes do pré-sal se deu justamente na esteira da descoberta do petrolão – megaesquema de corrupção operado pelo PT na estatal.

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