Cristina coloca nota em homenagem à Evita em circulação
A nota que trás o rosto de Evita representa uma ideia bastante antiga, baseada em um projeto datado do ano da morte da esposa de Juan Perón
Nova nota de 100 pesos que homenageia Evita
Entenda o caso
- • As Ilhas Malvinas - Falkland, em inglês - ficam a cerca de 500 quilômetros do litoral argentino, mas são administradas e ocupadas pela Grã-Bretanha desde 1833.
- • O arquipélago foi motivo de tensão entre os dois países até que, em 1982, o ditador argentino Leopoldo Galtieri comandou uma invasão ao território.
- • O governo britânico reagiu rapidamente, enviando às ilhas uma tropa quase três vezes maior do que a da Argentina, que se rendeu dois meses depois.
- • Na guerra morreram 255 militares britânicos e mais de 650 argentinos.
Leia também:
Cristina Kirchner fala na TV pela 17ª vez no ano e irrita argentinos
Milhares de argentinos protestam contra políticas de Cristina
Cristina diz ser reencarnação de 'grande arquiteto egípcio'
Por enquanto, a nota de Evita circulará juntamente com a atual de 100 pesos, que leva o rosto de Julio Argentino Roca, militar por duas vezes presidente da Argentina (1880-1886 e 1898-1904), figura histórica muito questionada pelo governo. Mas os jornais argentinos afirmam ser bem possível que Cristina decida, em breve, manter apenas a nota de Evita.
Atualmente já circulam na Argentina duas moedas cunhadas em homenagem a Evita, uma de 1997, feita em comemoração à lei do voto feminino, e outra de 2002, quando se completou meio século da morte da ex-primeira dama, ocorrida em 26 de julho de 1952.
Saiba mais: Casa da Moeda argentina imprime nova cédula em homenagem a Evita
Peso argentino que comemora a guerra das Malvinas
Comentários
Postar um comentário