Pular para o conteúdo principal

'Ataque terrorista' matou embaixador na Líbia, avalia governo dos EUA


Hillary Clinton anunciou investigação do atentado; CNN afirma que Stevens temia ser alvo da Al-Qaeda

WASHINGTON - O atentado ao consulado dos EUA em Benghazi, que matou o embaixador norte-americano na Líbia Christopher Stevens, no dia 11 de setembro, foi considerado um "ataque terrorista", como afirmou o diretor do Centro Nacional Antiterrorista dos EUA (Nctc), Matthew Olsen. Ele explicou, perante o Comitê de Segurança Nacional do Senado, que o "ataque terrorista" pode estar conectado diretamente com a rede Al-Qaeda.
HIllary Clinton anuncia investigação de ataque em consulado - Michael Reynolds/Efe
 
HIllary Clinton anuncia investigação de ataque em consulado
"O que não temos neste momento é a informação específica sobre o planejamento e coordenação do ataque", acrescentou Olsen. Até agora, o governo dos EUA declarava que o ataque ao consulado em Benghazi havia sido um ato descontrolado em protesto contra o filme "A Inocência dos Muçulmanos".
Nesta quinta-feira, 20, a rede de notícias CNN informou que Stevens havia afirmado que seu nome estava em uma lista de alvos da Al-Qaeda. De acordo com uma fonte próxima ao diplomata, citada pela emissora, o embaixador advertia constantemente sobre o risco da crescente presença da Al-Qaeda e do radicalismo islâmico na Líbia após a queda do regime de Muamar Kadafi.
Investigação
A secretária de Estado Hillary Clinton anunciou o lançamento de uma investigação sobre as circunstâncias do ataque ao consulado em Benghazi. "Vou informar ao Congresso que criarei um painel de investigação sobre as responsabilidades (no ataque de Benghazi) que será liderado por Thomas Pickering (ex-embaixador americano na ONU)."
Hillary, no entanto, evitou confirmar a informação da CNN. "Não tenho absolutamente nenhuma informação ou razão para crer que haja base para pensar isso", disse Hillary a jornalistas após um encontro com o ministro das Relações Exteriores da Indonésia, Marty Natalegawa.
O presidente do Comitê das Relações Exteriores do Senado, o democrata John Kerry, reafirmou que o Departamento de Estado está preparando um comitê independente para a investigação. Hillary compareceu ao Congresso e forneceu informações sobre as medidas tomadas para proteger o corpo diplomático dos EUA na Líbia e no Oriente Médio.
O ataque contra o consulado americano foi parte dos protestos contra o filme que satiriza a figura do profeta Maomé.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...