Austrália executa primeiro ataque aéreo contra EI na Síria
A França vai iniciar ataques aéreos na Síria nas 'próximas semanas'. O ministro francês da Defesa disse que o Estado Islâmico avança e põe em risco a segurança da França
Caça F-18 da marinha americana é reabastecido no ar, na região norte do Iraque. A aeronave integra parte das ações de ataque aos alvos do Estado Islâmico (EI) na Síria(EFE)
A força aérea australiana realizou seu primeiro ataque contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na Síria, destruindo um blindado de transporte de tropas dos jihadistas, informou nesta quarta-feira o ministro da Defesa, Kevin Andrews. "Isto faz parte da ampliação do envolvimento australiano na luta contra o EI, para operar não apenas no céu do norte do Iraque, mas também no leste da Síria visando degradar e destruir as forças jihadistas", declarou o ministro.
O ataque foi executado há dois dias, por um F-18 Hornet da Royal Australian Air Force (RAAF), que destruiu o blindado de transporte de tropas com um míssil, disse Andrews. "Dois dos nossos caças localizaram o blindado de transporte. Após receber autorização para atacar, um dos Hornet utilizou uma arma de precisão teleguiada para destruir o alvo". As missões da aviação australiana "se realizam na Síria e no Iraque, mas a maioria ocorre no Iraque e com uma frequência muito regular", acrescentou Andrews. Estados Unidos, Canadá, Turquia e países do Golfo participam da campanha aérea contra objetivos do EI na Síria. Leia também Escalada militar na Síria amplia papel da Rússia no Oriente Médio Em 2012, Ocidente ignorou proposta russa para retirar Assad do poder Estado Islâmico toma último campo de petróleo do governo da SíriaFrança - As Forças Armadas francesas começarão a bombardear alvos do EI na Síria "nas próximas semanas", anunciou nesta quarta o ministro francês de Defesa, Jean-Yves Le Drian. "Os ataques começarão nas próximas semanas, quando teremos alvos bem identificados que nos permitam realizar os bombardeios que convenham frente ao inimigo, o Estado Islâmico", disse o ministro.
"Nosso inimigo é o EI. Bashar Assad [ditador que comanda a Síria] é o inimigo de seu povo", lembrou o titular da Defesa para justificar que os bombardeios sobre a organização terrorista tenham agora também como alvo a Síria, após ter começado no Iraque. O ministro explicou que o Exército francês "está cooperando" com o americano e reconheceu que não existe nenhum tipo de aprovação implícita do regime de Assad para estes voos.
Para o ministro, a situação na Síria "mudou", já que "há alguns meses, o EI estendeu sua presença sobre Aleppo mas também sobre o eixo entre Damasco e Homs", o que ameaça também agora o vizinho Líbano. Por isso, a França decide agora atacar o EI no terreno, uma vez que esta organização "forma ali combatentes cuja missão será atacar na França" e que se transforma em uma ameaça direta sobre a segurança nacional.
178Xiita comemora tomada de Jurf al-Sakhar, cidade no sul de Bagdá que estava nas mãos do terrorista Estado Islâmico. A frase na parede diz: ‘Morte ao Daash’, acrônimo de um dos nomes do grupo terrorista (Foto: Alaa Al-Marjani/Reuters)
278Homem desabrigado fugindo da violência em Ramadi carrega criança nas costas, próximo a Bagdá, Iraque (Foto: Stringer/Reuters)
378Criança iraquiana desabrigada foge da província de Anbar devido aos conflitos de forças favoráveis ao governo e grupos jihadistas (Foto: Haidar Hamdani/AFP)
478Míssel Truxtun, criado durante o governo de Geroge Bush filho, é lançado de veículo marinho americano do Golfo Pérsico em direção ao Iraque (Foto: US Navy/Scott Barnes/AFP)
578Avião de combate francês deixa sua base militar nos Emirados Árabes e segue em direção ao norte do Iraque para combater o Estado Islâmico (Foto: French Army Communications body ECPAD/AFP)
678Em meio à luta entre curdos do PKK e os terroristas do Estado Islâmico, tanques do Exército turco ficam postados na fronteira com a Síria (Foto: Lefteris Pitarakis/AP)
778Na imagem, um posto militar do exército sírio localizado na cidade de Maarat al-Numan é atingido por combatentes rebeldes do Estado Islâmico (EI), nesta terça-feira (14) (Foto: Ghaith Omran/AFP)
878Fumaça é vista durante ataques aéreos na cidade síria de Ain al-Arab, visto a partir da fronteira com a Turquia. O Pentágono anunciou hoje (08) que o poder aéreo dos Estados Unidos por si só não pode impedir que os jihadistas do Estado Islâmico (EI) avancem sobre a cidade fronteiriça de Kobane (Foto: Aris Messini/AFP)
978Terroristas do Estado Islâmico (EI) são vistos em morro próximo à cidade de Kobane, região fronteiriça entre a Síria e a Turquia (Foto: Aris Messinis/AFP)
1078Fumaça é vista depois de bombardeio na cidade síria de Kobani. Coalizão internacional tenta impedir avanço terrorista contra a cidade, que fica perto da fronteira com a Turquia (Foto: Burhan Ozbilici/AP)
1178Militares britânicos trabalham em um caça na base aérea de Akrotiri, perto de Limassol, no Chipre. A Grã-Bretanha tem usado a base para operações contra alvos do grupo terrorista Estado Islâmico no Iraque (Foto: Petros Karadjias/AP)
1278Caças F-15E da Força Aérea dos Estados Unidos sobrevoam o norte do Iraque após a realização de ataques aéreos na Síria em combate aos militantes do Estado Islâmico. Foto tirada no último dia 23 e divulgada hoje - 26/09/2014 (Foto: Senior Airman Matthew Bruch/Força Aérea dos Estados Unidos/Reuters)
1378Caça F-18 da marinha americana é reabastecido no ar, na região norte do Iraque. A aeronave integra parte das ações de ataque aos alvos do Estado Islâmico (EI) na Síria (Foto: VEJA.com/EFE)
1478Imagem divulgada pelo Pentágono mostra refinarias de petróleo controladas pelo Estado Islâmico no leste da Síria, antes e depois de ser destruída em um ataque aéreo dos EUA (Foto: Divulgacão/VEJA)
1578Imagem divulgada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, mostra míssel sendo lançado do porta-aviões 'USS George H.W. Bush' em direção ao Golfo Árabe - 23/09/2014 (Foto: Departamento de Defesa dos Estados Unidos/Reuters)
1678Imagem divulgada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, mostra míssel sendo lançado do porta-aviões 'USS George H.W. Bush' em direção ao Golfo Árabe - 23/09/2014 (Foto: Departamento de Defesa dos Estados Unidos/Reuters)
1778Imagens divulgadas pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos mostram danos à Refinaria de Petróleo Gbiebe na Síria - 25/09/2014 (Foto: Departamento de Defesa dos Estados Unidos/Reuters)
1878Imagens divulgadas pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos mostram danos à Refinaria de Petróleo Jerive na Síria - 25/09/2014 (Foto: Departamento de Defesa dos Estados Unidos/Reuters)
1978Caças norte-americanos posicionados no porta-aviões 'George H.W. Bush' se preparam para realizar missões no Golfo Pérsico em combate ao Estado Islâmico - 23/09/2014 (Foto: Departamento de Defesa dos Estados Unidos/Reuters)
2078Caças norte-americanos posicionados no porta-aviões 'George H.W. Bush' se preparam para realizar missões no Golfo Pérsico em combate ao Estado Islâmico - 23/09/2014 (Foto: Departamento de Defesa dos Estados Unidos/Reuters)
2178Imagem divulgada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos mostra centro de testes em Abu Kamal, na Síria, antes e depois de ataque - 23/09/2014 (Foto: Departamento de Defesa dos Estados Unidos/Reuters)
2278Míssel contra o Estado Islâmico é lançado do porta-aviões 'George H.W. Bush' - 23/09/2014 (Foto: Departamento de Defesa dos Estados Unidos/Reuters)
2378Voluntário Xiita da milícia Hezbollah aponta seu rifle durante combate contra militantes do Estado Islâmico - 01/09/2014 (Foto: VEJA.com/EFE)
2478Cidadãos iraquianos protestam nas ruas de Kerbala, sul do Iraque, com fotos de parentes supostamente executados pelo Estado Islâmico (Foto: Alaa Al-Shemaree/EFE)
2578Secretário de Estado dos Estados Unidos John Kerry, olha papéis durante o voo da Jordânia para o Iraque, no início de uma turnê pelo Oriente Médio em busca de apoio militar, político e financeiro para derrotar os militantes islâmicos que controlam partes do Iraque e da Síria - 10/09/2014 (Foto: Brendan Smialowski/Reuters)
2678Combatente curdo Peshmerga lança morteiro em direção a cidade de Zummar, controlada pelo Estado Islâmico, no Iraque (Foto: Ahmed Jadallah/Reuters)
2778Um caça iraquiano é visto ao sobrevoar a cidade de Amerli, dominada por militantes radicais do Estado Islâmico desde junho. Segundo informações oficiais divulgadas nesta quarta-feira (03), as forças nacionais do Iraque já recuperaram parte do território (Foto: Ahamad Al-Rubaye/AFP)
2878Militar Xiita fica de guarda após destruir o cerco jihadista do Estado Islâmico em Amerli, Iraque - 01/09/2014 (Foto: Stringer/Reuters)
2978Exército iraquiano entra na cidade de Amerli apos destruir cerco jihadista do Estado Islâmico - 01/09/2014 (Foto: Youssef Boudlal/Reuters)
3078Voluntários Xiitas da milícia Hezbollah em combate contra o grupo extremista do Estado Islâmico na cidade de Amerli, Iraque - 01/09/2014 (Foto: VEJA.com/EFE)
3178Milícia iraquiana posam com bandeira do Estado Islâmico para celebrar o rompimento do cerco da cidade de Amerli, Iraque - 01/09/2014 (Foto: Youssef Boudlal/Reuters)
3278Meninas em gestos de comemoração após o Exército Iraquiano romper o cerco de Amerli, Iraque. A cidade estava sitiada há mais de dois meses - 01/09/2014 (Foto: Stringer/Reuters)
3378Garotos carregam garrafas de água que receberam de uma doação curda após o rompimento do cerco em Amerli, Iraque - 01/09/2014 (Foto: Youssef Boudlal/Reuters)
3478Garoto anda de bicicleta carregando uma bandeira Hezbollah em Amerli, Iraque - 01/09/2014 (Foto: Youssef Boudlal/Reuters)
3578Combatente xiita monta guarda próximo à cidade de Bagdá contra os jihadistas do Estado Islâmico, no Iraque (Foto: Ali Al-Saadi/AFP)
3678Soldado das forças curdas Peshmerga se prepara para lançar um foguete contra jihadistas, no Iraque (Foto: Ahmad Al-Rubaye/AFP)
3778Soldado das forças curdas Peshmerga durante conflito com jihadistas, no Iraque (Foto: Ahmad Al-Rubaye/AFP)
3878Comandante das forças curdas Peshmerga, monta guarda próximo à cidade de Gwer no Iraque após a retirada de jihadistas do Estado Islâmico (Foto: Youssef Boudlal/Reuters)
3978Combatentes curdos montam guarda próximo à cidade de Gwer no Iraque, após retirada de jihadista do Estado Islâmico (Foto: Youssef Boudlal/Reuters)
4078Voluntários yazidis durante instruções de como manusear armas para combater terroristas no Iraque (Foto: Youssef Boudlal/Reuters)
4178Iraquianos desabrigados se aglomeram para receber comida de curdos, na Síria (Foto: Khalid Mohammed/AP)
4278Iraquianos desabrigados recebem doações de roupas, na Síria (Foto: Khalid Mohammed/VEJA)
4378Iraquianos desabrigados vivem em barracas improvisadas na cidade de Erbil, no Iraque (Foto: Youssef Boudlal/Reuters)
4478Cristãos iraquianos que fugiram da violência da cidade de Qaraqosh descansam próximo à uma Igreja, no iraque (Foto: Safin Hamed/AFP)
4578Iraquianos da minoria religiosa Yazidi fogem à pé em direção a Síria após ataques de militantes islâmicos que mataram pelo menos 500 pessoas que seguem a religião curda e católicos (Foto: VEJA.com/Reuters)
4678Iraquianos que fugiram da violência na província de Nínive, chegar à província de Sulaimaniya (Foto: VEJA.com/Reuters)
4778Cristãos iraquianos se abrigam na igreja de São José, em Erbil, no norte do Iraque depois de fugirem de suas aldeias invadidas por extremistas islâmicos (Foto: Khalid Mohammed/AP)
4878Cristãos iraquianos que fugiram da violência na aldeia de Qaraqush, a leste da província de Nínive, descansam na igreja São José, na cidade curda de Erbil, na região autônoma do Curdistão iraquiano (Foto: Safin Hamed/AFP)
4978Cristãos iraquianos que fugiram da violência na aldeia de Qaraqush, a leste da província de Nínive, descansam na igreja São José, na cidade curda de Erbil, na região autônoma do Curdistão iraquiano (Foto: Safin Hamed/AFP)
5078Soldado curdo de prontidão para combater as forças terroristas do EIIL (Foto: Stringer/Reuters)
5178Tropas curdas realizam operação contra os jihadistas militantes do Estado Islâmico no Makhmur, nos arredores da província de Nínive, no Iraque - 08/08/2014 (Foto: VEJA.com/Reuters)
5278Civis iraquianos se reúnem pela manhã, após uma série de carros-bomba atravessou ruas comerciais em vários bairros de Bagdá - 07/08/2014 (Foto: Karim Kadim/AP)
5378Local de uma explosão em um bairro predominantemente xiita na cidade de Sadr, ao norte de Bagdá - 01/08/2014 (Foto: VEJA.com/EFE)
5478Local de uma explosão em um bairro predominantemente xiita na cidade de Sadr, ao norte de Bagdá - 01/08/2014 (Foto: VEJA.com/EFE)
5578Um carro-bomba explodiu na região central de Bagdá, na manhã desta sexta-feira (01/08/2014). O Iraque vem enfrentando uma forte onda de violência desde o mês passado, quando insurgentes sunitas tomaram posse de grandes faixas de terra ao norte do país (Foto: Wissm al-Okili/Reuters/VEJA)
5678Templo de Jonas destruído em Mosul, Iraque (Foto: VEJA.com/AP)
5778Soldado das forças curdas Peshmerga faz patrulha na província de Nineveh, no Iraque (Foto: VEJA.com/Reuters)
5878Soldados das forças curdas Peshmerga montam guarda contra militantes sunitas liderados pelo Estado Islâmico, no Iraque (Foto: VEJA.com/Reuters)
5978Tropas curdas se preparam para um ataque contra o Estado Islâmico do Iraque na província de Nineveh (Foto: VEJA.com/Reuters)
6078Voluntários xiitas que se alistaram para lutar contra os jihadistas, durante treinamento próximo à cidade de Basra, no Iraque (Foto: Haidar Mohammed Ali/AFP)
6178Forças de segurança iraquianas destroem a bandeira do grupo militante sunita pertencente ao Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), durante uma patrulha na cidade de Dalli Abbas; O líder da Al Qaeda pediu aos muçulmanos de todo o mundo para pegarem em armas e migram para o Estado declarado em solo sírio e iraquiano (Foto: Reuters/VEJA)
6278Aviões russos chegam a base aérea militar do Iraque, no aeroporto de Bagdá; Segundo informações do Ministério da Defesa, os caças que chegaram ao país serão usados para apoiar as tropas iraquianas no combate aos militantes islâmicos sunitas do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), que tomam poder nas províncias ao norte (Foto: Reuters/VEJA)
6378Membros do bloco político sunita 'Mutahidoon' durante uma coletiva de imprensa realizada após a primeira sessão do Parlamento iraquiano em Bagdá; Dirigentes não conseguiram nomear um primeiro-ministro para substituir Nuri al Maliki, escurecendo qualquer perspectiva de um governo de forte unidade para salvar o país do colapso (Foto: Thaier Al-Sudani/Reuters/VEJA)
6478Caça russo chega à base aérea militar do Iraque, no aeroporto de Bagdá; As aeronaves serão utizadas para apoiar as tropas iraquianas a combater militantes islâmicos sunitas que tomaram o poder nas províncias ao norte do país (Foto: Reuters/VEJA)
6578Membro das forças curdas em posição de combate contra militantes sunitas liderados pelo Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIL), na aldeia Basheer, sul da cidade de Kirkuk (Foto: RickI Findler/AFP/VEJA)
6678Soldado das forças curdas Peshmerga fala com um líder de uma comunidade xiita local, que elogia ações das Forças Especiais curdos para protegê-los de militantes sunitas liderados pelo Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIL), na cidade de Kirkuk (Foto: Rick Findler/AFP/VEJA)
6778Na aldeia iraquiana de Basheer, membro das forças curdas passa por um tanque durante uma pausa nos combates contra militantes sunitas liderados pelo Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIL) (Foto: Rick Findler/AFP/VEJA)
6878Membros das forças curdas Peshmerga mantém posição na aldeia iraquiana de Basheer; Militantes sunitas liderados pelo Estado Islâmico do Iraque e do Levante assumiram o controle de uma passagem de fronteira Iraque-Síria depois que os rebeldes sírios se retiraram durante a última madrugada (Foto: Karim Sahib/AFP/VEJA)
6978Vista aérea do complexo de Baiji, no Iraque (Foto: Getty Images/VEJA)
7078Imagem de vídeo mostra fumaça na refinaria de petróleo de Baiji (Foto: Reuters/VEJA)
7178Voluntários iraquianos que se juntaram às forças do Exército comemoram nas ruas de Baquba (Foto: Ali Mohammed/EFE)
7278Voluntários são revistados antes de se juntarem ao Exército iraquiano na luta contra os terroristas do EIIL (Foto: Ahmed Saad/Reuters)
7378Voluntários se unem ao Exército iraquiano para combater o avanço de forças terroristas do EIIL (Foto: Ahmed Saad/Reuters/VEJA)
7478Crianças observam carro destruído após ofensiva dos terroristas do EIIL em Mosul, no Iraque (Foto: Reuters)
7578Corpo de um soldado iraquiano é fotografado em uma das ruas da cidade de Mosul, atacada pelos terroristas do EIIL (Foto: Reuters/VEJA)
7678Veículo das autoridades iraquianas é queimado um dia depois de terroristas do EIIL atacarem a cidade de Baiji (Foto: Reuters/VEJA)
7778Forças de segurança curdas vigiam os arredores da cidade de Kirkuk, no Iraque (Foto: Ako Rasheed/Reuters/VEJA)
7878Crianças refugiadas da violência em Mosul, carregam água em um dos acampamentos nos arredores de Erbil, na região do Curdistão do Iraque (Foto: Reuters/VEJA)
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO 1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estim...
Lula se frustra com mobilização em seu apoio após os primeiros dias na cadeia O ex-presidente acreditou que faria do local de sua prisão um espaço de resistência política Compartilhar Assine já! SEM JOGO DUPLO Um Lula 3 teria problemas com a direita e com a esquerda (Foto: Nelson Almeida/Afp) O ex-presidente Lula pode não estar deprimido, mas está frustrado. Em vários momentos, antes da prisão, ele disse a interlocutores que faria de seu confinamento um espaço de resistência política. Imaginou romarias de políticos nacionais e internacionais, ex-presidentes e ex-primeiros-ministros, representantes de entidades de Direitos Humanos e representantes de movimentos sociais. Agora, sua esperança é ser transferido para São Paulo, onde estão a maioria de seus filhos e as sedes de entidades como a CUT e o MTST.
Comentários
Postar um comentário