Pular para o conteúdo principal

Síria lança ataques aéreos e combates chegam em Damasco


Vídeo postado mostra que rebeldes derrubaram um helicóptero militar nesta terça-feira

BEIRUTE - Aeronaves sírias atacaram cidades no norte e leste do país e mataram pelo menos cinco pessoas em um ataque a uma prensa de azeite de oliva, à medida que os confrontos assolavam a capital Damasco nesta terça-feira, 27, disseram ativistas da oposição.
Integrantes do Exército Sírio Livre em Idlib - Khalil Hamra/Arquivo/AP
 
Integrantes do Exército Sírio Livre em Idlib

Rebeldes enfrentaram forças do governo no subúrbio de Kfar Souseh, em Damasco, perto do centro da capital que abriga o governo do presidente Bashar Assad, afirmou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, um grupo de monitoramento sediado na Grã-Bretanha. O governo também lançou ataques aéreos sobre a cidade oriental de Deir al-Zor e sobre a cidade estratégica de Maraat al-Numan, na província de Idlib nesta terça-feira.
Houve combates no distrito Amr Baba, na cidade de Homs, uma área que foi invadida por tropas do governo em fevereiro, disse o Observatório. Combates ocorreram também em Alepo, Deir al-Zor, Deraa, e nas províncias de Idlib e Hama.
Um jato do governo disparou bombas barril - cilindros cheios de explosivos e gasolina - na prensa de azeite Abu Hilal, dois quilômetros a oeste da cidade de Idlib, disse o ativista Tareq Abdelhaq. Pelo menos cinco pessoas morreram e cinco ficaram feridas, informou o Observatório. Abdelhaq relatou que ao menos 20 foram mortos e 50, feridos.
As vítimas eram civis, segundo ativistas, que reconheceram que combatentes rebeldes estavam na área.
Helicóptero
Os rebeldes derrubaram um helicóptero militar nesta terça-feira, de acordo com imagens postadas no Youtube, que mostram um míssil atingindo a aeronave. Tais relatos são difíceis de verificar porque o governo restringe o acesso aos meios de comunicação estrangeiros.
40 mil mortos
Estima-se que 40 mil pessoas foram mortas na Síria desde março do ano passado, quando protestos inspirados pela Primavera Árabe eclodiram contra Assad, cuja família tem governado autocraticamente por quatro décadas. Assad tem contado com caças, helicópteros e artilharia para conter a revolta, que começou pacificamente, mas tornou-se uma guerra civil em grande escala.
Os rebeldes capturaram pelo menos cinco instalações do Exército e da força aérea nos últimos 10 dias, colocando pressão sobre as forças de Assad nas províncias do norte de Alepo e Idlib e na região petrolífera ao leste de Deir al-Zor.
A oposição está pedindo ajuda militar internacional, particularmente contra ataques aéreos, mas as potências ocidentais que apoiam a revolta estão receosas sobre unidades de radicais islâmicos entre os rebeldes.
A maioria das potências estrangeiras condena Assad, e a Grã-Bretanha, França e países do Golfo reconheceram um grupo de oposição, a Coalizão Nacional Síria, como único representante do povo sírio.
Mas Assad tem conseguido depender de seus aliados, especialmente a potência regional Irã, para resistir aos ataques internacionais. Rússia e China também vetaram três das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas que condenam Assad.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...