Pular para o conteúdo principal

Coliseu ganhará cerca de proteção por 'não ser eterno'


Anfiteatro passará por restauração durante 915 dias a partir de dezembro


O Coliseu de Roma é dos monumentos mais famosos e visitados do mundo
O Coliseu de Roma é dos monumentos mais famosos e visitados do mundo 

Um dos monumentos mais famosos e visitados do mundo, o Coliseu de Roma, será cercado por grades sob pequenas colunas de ferro para manter o público longe do anfiteatro e evitar acidentes com pedestres. A justificativa dada pelas autoridades italianas é a de que o Coliseu 'não é eterno' e partes de sua construção de vez em quando se desprendem e caem.

"O Coliseu é uma construção feita pelo homem, não nasceu para durar eternamente. Nós somos responsáveis pelo cuidado e devemos nos preocupar e conservá-lo o melhor possível', disse em entrevista publicada nesta quarta-feira pelo jornal Corriere della Sera a superintendente italiana especial de Bens Arqueológicos, Mariarosaria Barbera.


Mariarosaria explicou que a cerca de proteção consistirá em pequenas colunas ligadas por correntes a distâncias diferentes, na parte mais alta a 15 metros, enquanto nas partes mais baixas, a 6 e 8 metros. Trata-se de uma medida contra o risco de destroços caírem e atingirem visitantes, mas também com o objetivo de proteger o monumento.

A superintendente lembrou que o Coliseu foi pichado várias vezes por visitantes que escrevem seus nomes nas pedras milenares. Além disso, uma lei recentemente aprovada pelo prefeito de Roma, Gianni Alemanno, baixará de 16 para 8 os postos ambulantes de venda de comida e bebida que habitualmente cercam o monumento.

Restauração - Em julho, foi anunciado que os trabalhos de restauração do Coliseu, que reforçarão sua estrutura e mostrarão aos turistas 25% a mais de sua superfície, começariam no início de dezembro, o que ainda não foi confirmado. O Ministério da Cultura italiano havia previsto para a primavera passada o começo da restauração, mas uma série de controvérsias foram adiando o início das obras, que serão financiadas pela companhia italiana Tod's por cerca de 25 milhões de euros (67 milhões de reais).

A restauração do anfiteatro, que não impedirá que o monumento fique aberto ao público, prevê que se levantem andaimes sobre as primeiras quatro arcadas do monumento durante 915 dias, diferentemente dos 1.095 calculados em um primeiro momento. A mudança obrigará a prolongação dos trabalhos de restauração por cerca de dois anos e meio.

Coliseu - O Anfiteatro Flávio ou Coliseu foi erguido entre os anos 72 e 80 d.C. e podia abrigar até 50.000 espectadores durante os jogos de gladiadores e de ferozes que se levavam a cabo em seu interior. Seu sobrenome provém da monumental estátua do Colosso de Nerón (depois dedicada ao Deus Sol), que ficava nas imediações do anfiteatro.


A inauguração foi realizada com 100 dias e 100 noites de jogos em que se mataram mais de 5.000 animais. Mas o festival mais sangrento que o anfiteatro viu foi o que Trajano ofereceu ao povo após sua conquista da Dácia, 117 dias nos quais, segundo a tradição, participaram 9.000 gladiadores e 10.000 animais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...