Pular para o conteúdo principal

Coliseu ganhará cerca de proteção por 'não ser eterno'


Anfiteatro passará por restauração durante 915 dias a partir de dezembro


O Coliseu de Roma é dos monumentos mais famosos e visitados do mundo
O Coliseu de Roma é dos monumentos mais famosos e visitados do mundo 

Um dos monumentos mais famosos e visitados do mundo, o Coliseu de Roma, será cercado por grades sob pequenas colunas de ferro para manter o público longe do anfiteatro e evitar acidentes com pedestres. A justificativa dada pelas autoridades italianas é a de que o Coliseu 'não é eterno' e partes de sua construção de vez em quando se desprendem e caem.

"O Coliseu é uma construção feita pelo homem, não nasceu para durar eternamente. Nós somos responsáveis pelo cuidado e devemos nos preocupar e conservá-lo o melhor possível', disse em entrevista publicada nesta quarta-feira pelo jornal Corriere della Sera a superintendente italiana especial de Bens Arqueológicos, Mariarosaria Barbera.


Mariarosaria explicou que a cerca de proteção consistirá em pequenas colunas ligadas por correntes a distâncias diferentes, na parte mais alta a 15 metros, enquanto nas partes mais baixas, a 6 e 8 metros. Trata-se de uma medida contra o risco de destroços caírem e atingirem visitantes, mas também com o objetivo de proteger o monumento.

A superintendente lembrou que o Coliseu foi pichado várias vezes por visitantes que escrevem seus nomes nas pedras milenares. Além disso, uma lei recentemente aprovada pelo prefeito de Roma, Gianni Alemanno, baixará de 16 para 8 os postos ambulantes de venda de comida e bebida que habitualmente cercam o monumento.

Restauração - Em julho, foi anunciado que os trabalhos de restauração do Coliseu, que reforçarão sua estrutura e mostrarão aos turistas 25% a mais de sua superfície, começariam no início de dezembro, o que ainda não foi confirmado. O Ministério da Cultura italiano havia previsto para a primavera passada o começo da restauração, mas uma série de controvérsias foram adiando o início das obras, que serão financiadas pela companhia italiana Tod's por cerca de 25 milhões de euros (67 milhões de reais).

A restauração do anfiteatro, que não impedirá que o monumento fique aberto ao público, prevê que se levantem andaimes sobre as primeiras quatro arcadas do monumento durante 915 dias, diferentemente dos 1.095 calculados em um primeiro momento. A mudança obrigará a prolongação dos trabalhos de restauração por cerca de dois anos e meio.

Coliseu - O Anfiteatro Flávio ou Coliseu foi erguido entre os anos 72 e 80 d.C. e podia abrigar até 50.000 espectadores durante os jogos de gladiadores e de ferozes que se levavam a cabo em seu interior. Seu sobrenome provém da monumental estátua do Colosso de Nerón (depois dedicada ao Deus Sol), que ficava nas imediações do anfiteatro.


A inauguração foi realizada com 100 dias e 100 noites de jogos em que se mataram mais de 5.000 animais. Mas o festival mais sangrento que o anfiteatro viu foi o que Trajano ofereceu ao povo após sua conquista da Dácia, 117 dias nos quais, segundo a tradição, participaram 9.000 gladiadores e 10.000 animais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estim...
Lula se frustra com mobilização em seu apoio após os primeiros dias na cadeia O ex-presidente acreditou que faria do local de sua prisão um espaço de resistência política Compartilhar Assine já! SEM JOGO DUPLO Um Lula 3 teria problemas com a direita e com a esquerda (Foto: Nelson Almeida/Afp) O ex-presidente  Lula  pode não estar deprimido, mas está frustrado. Em vários momentos, antes da prisão, ele disse a interlocutores que faria de seu confinamento um espaço de resistência política. Imaginou romarias de políticos nacionais e internacionais, ex-presidentes e ex-primeiros-ministros, representantes de entidades de Direitos Humanos e representantes de movimentos sociais. Agora, sua esperança é ser transferido para São Paulo, onde estão a maioria de seus filhos e as sedes de entidades como a CUT e o MTST.