Pular para o conteúdo principal

Corpo de Yasser Arafat é exumado na Cisjordânia


Palestinos investigam a possibilidade do ex-dirigente ter sido envenenado


Yasser Arafat morreu em 2004
Ex-dirigente palestino, Yasser Arafat morreu em novembro de 2004

O corpo do ex-dirigente palestino Yasser Arafat foi exumado na Cisjordânia para que uma equipe de especialistas suíços e franceses possa determinar as causas de sua morte. Autoridades palestinas trabalham com a hipótese de que Arafat tenha sido envenenado.

Os restos mortais foram retirados do mausoléu em Ramallah na manhã desta terça-feira. Além das equipes da França e da Suiça, uma delegação russa supervisionou o processo.

Apesar da operação multinacional, o palestino Taufik Tiraui, presidente da comissão especial criada para investigar a morte de Arafat, garantiu que todo o processo de exumação e pesquisa será realizado de acordo com a “soberania palestina”. “Há um acordo”, disse o ex-chefe dos serviços de inteligência da Autoridade Nacional Palestina (ANP), que explicou que a equipe judicial francesa se ocupará da investigação no terreno, mas que “só a Promotoria palestina dará informações ao povo”.

Além de exumar o corpo, os pesquisadores franceses irão recuperar roupas de Arafat e interrogarão as pessoas que trabalharam e estiveram em contato com ele entre 1º de janeiro e 28 de outubro de 2004.

Substância radioativa - Os palestinos pedem a investigação sobre a morte desde que um laboratório suíço encontrou quantidades anormais de polônio, uma substância radioativa letal, nos objetos pessoais do ex-dirigente. O chefe de investigação afirmou, porém que o fato de o corpo ser exumado não significa que as conclusões serão definitivas, já que o polônio é capaz de se decompor rapidamente.

Arafat adoeceu em outubro de 2004 em Ramallah e foi transferido para o hospital militar de Percy, na França, onde morreu em 11 de novembro, aos 75 anos. Cerca de 50 médicos, que se revezaram para cuidar do palestino, não foram capazes de indicar a causa da morte. A mulher dele não autorizou uma autópsia. Na época, palestinos afirmavam que o serviço secreto de Israel o havia assassinado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...