Pular para o conteúdo principal
Síria corta acesso à internet com agravamento do conflito

Rebeldes sírios realizaram ataques em base militar ao norte do país; Exército respondeu com bombardeios

DAMASCO - Duas empresas norte-americanas de monitoramento de internet divulgaram nesta quinta-feira, 29, que a Síria cortou o acesso à rede mundial de computadores em todo o território nacional, após o agravamento do conflito. Ativistas sírios contatados por telefone de satélite confirmaram o apagão sem precedentes.
Explosão é resgistrada próximo a Damasco - Sana/Reuters
 
Explosão é resgistrada próximo a Damasco

A Renesys, companhia da área de segurança que estuda problemas online, afirmou que a Síria realmente desapareceu da Internet no começo da tarde. A Akamai Technologies, outra empresa norte-americana que distribui conteúdo virtual, confirmou o caso. Avanço rebelde
Nesta quinta-feira, rebeldes sírios atacaram a residência de um dos principais membros do partido Baath, do presidente Bashar Assad. De acordo com ativistas do Observatório Sírio de Direitos Humanos, Hussein Rifai foi morto depois da explosão de um carro-bomba na cidade de Deraa. Além do político, três guarda-costas também morreram.
A agência de notícias oficial Sana informou o ataque na região, mas não indicou se Rifai estava entre os mortos. Deraa é a cidade de origem do levante realizado contra Assad. Rebeldes que lutam para retirá-lo do poder frequentemente buscam atingir integrantes do regime desde que a revolta começou, em março de 2011.
Os insurgente também realizaram ataques em Wadi Daif, uma das últimas bases militares no noroeste do país que ainda está sob controle do governo, enquanto confrontos ocorreram na região de Damasco e Alepo.
Várias tropas de rebeldes juntaram forças para realizar o ataque à base militar na província de Idlib. O Exército respondeu com fogo pesado e bombardeios, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.
Mais ao sul, foguetes atingiram áreas entre Al-Hajar al-Aswad e o campo de refugiados palestinos de Yarmuk na província de Damasco. O Observatório acrescentou que aviões do governo atacaram uma zona controlada pelos rebeldes, que se estende desde Kfar Sousa, perto de Damasco, até Daraya, no sudoeste, onde a luta tem sido travada por semanas.
Um rebelde foi morto em confrontos na cidade de Deir Ezzor, no leste, enquanto outra baixa entre os insurgentes foi registrada em uma aldeia perto da cidade central de Homs.
Em Alepo, um ataque aéreo realizado contra dois edifícios matou pelo menos 15 civis, incluindo cinco crianças e duas mulheres. Até o momento, mais de 40 mil pessoas já foram mortas na guerra civil síria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...