Pular para o conteúdo principal

Farc pedem que EUA ajudem negociação indultando guerrilheiro


Simón Trinidad, membro do comitê envolvido numa negociação de paz com o governo colombiano está preso

HAVANA - A guerrilha Farc afirmou nesta sexta-feira, 23, que os Estados Unidos dariam uma "imensa" colaboração ao processo de paz da Colômbia se atendessem ao pedido do grupo para indultar seu dirigente Simón Trinidad, membro do comitê atualmente envolvido numa negociação de paz com o governo colombiano.
Granda (direita) lê nota ao lado de imagem de Trinidad - Efe
 
Granda (direita) lê nota ao lado de imagem de Trinidad

O chamado chanceler das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Ricardo Téllez, mais conhecido como Rodrigo Granda, leu nota do grupo junto a uma silhueta de cartolina de Trinidad em tamanho natural, antes de entrar para o quarto dia de reuniões em Havana, Cuba. "Solicitamos ao presidente dos Estados Unidos que, no uso da sua faculdade de indultar, permita que Simón Trinidad, delegado de paz das Farc-EP, possa ter presença física na mesa de conversações em Havana", disse a nota.
"Imensa contribuição para a paz na Colômbia faria o governo dos Estados Unidos com esse gesto de humanidade", acrescentou a guerrilha, que agradeceu ao presidente norte-americano, Barack Obama, por seu apoio verbal ao processo de paz colombiano.
Trinidad, cujo nome verdadeiro é Ricardo Palmera, cumpre pena de 60 anos numa prisão norte-americana. Sua presença na mesa de diálogo é pleiteada pelas Farc desde o início da aproximação preliminar para a negociação, que começou de fato na segunda-feira. Nenhuma das partes disse até agora se ele esteve presente virtualmente nas reuniões.
Trinidad participou entre 1999 e 2002 de outro processo de paz com o governo, naquela que foi a terceira tentativa frustrada para acabar com uma guerra civil que já dura quase meio século. Ele foi preso em 2004 no Equador e deportado para Bogotá, de onde foi extraditado para os Estados Unidos.
O pedido de indulto das Farc foi feito no dia seguinte à liberação de quatro reféns chineses da guerrilha - três trabalhadores petroleiros e seu intérprete. Eram os últimos reféns de relevância política nas mãos do grupo, que prometeu não realizar mais sequestros.
Governo colombiano e guerrilha se dizem moderadamente otimistas com o processo de paz, e as Farc declararam na semana passada um cessar-fogo unilateral de dois meses, até 20 de janeiro, para facilitar o diálogo. Já o governo do presidente Juan Manuel Santos disse que não suspenderá suas ações militares.
Fontes disseram à Reuters que as negociações em Havana devem prosseguir no fim de semana. O processo se desenrola sobre uma pauta de cinco itens, incluindo a reforma agrária e a participação política de guerrilheiros eventualmente desmobilizados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...