Pular para o conteúdo principal

Shakespeare e beatle inspiram festa olímpica para 4 bilhões de pessoas

Olimpíada começa oficialmente hoje, com cerimônia inspirada em peça de William Shakespeare e show de McCartney

LONDRES - Pela terceira vez desde que os Jogos Olímpicos foram reeditados,em 1896, Londres abre hoje oficialmente o maior evento esportivo do planeta, com atletas de 204 países em busca de medalhas, prestígio e, em alguns casos, de reconhecimento internacional,o que pode valer até mais que um pódio.
Fogos de artifício iluminam o Estádio Olímpico em Londres - Johannes Eisele/AFP
Fogos de artifício iluminam o Estádio Olímpico em Londres

A Olimpíada de 2012, cuja cerimônia de abertura começa às 17 horas (de Brasília) e deve ser vista por 4 bilhões de pessoas, tem aspectos que remetem aos outros dois Jogos disputados em Londres.
Em 1908, a capital inglesa substituiu a então anfitriã Roma, a capital italiana, por causa de uma tragédia:a erupção do vulcão Vesúvio,que havia deixado, dois anos antes,um rastro de destruição no sul do país.
Em 1948, Londres salvou novamente o legado do Barão de Coubertin, o inventor dos Jogos modernos, ao aceitar o desafio de reunir países ainda não cicatrizados dos horrores da II Guerra Mundial.
CRISEA terra da rainha Elizabeth II, que neste ano comemorou o Jubileu de Diamante (completou 60 anos no trono britânico), vai agora sediar os Jogos num momento de grave crise internacional. Parte dos britânicos acredita no impulso econômico do evento para dar fôlego à região, que atravessa um novo momento de recessão.
Para centenas de milhares de turistas que já lotam hotéis e albergues londrinos, no entanto, a expectativa é diferente: eles querem ver outras façanhas do nadador americano Michael Phelps e do corredor jamaicano Usain Bolt, os dois colecionadores de medalhas de ouro mais badalados dos Jogos de 2012.
Apostam ainda num novo show da saltadora russa Yelena Isinbayeva, no tenista número 1 do mundo, o suíço Roger Federer, ou em Kobe Bryant, referência maior do basquete americano,que chega com um novo ‘dream team’ no qual também desponta astros como LeBron James e Kevin Durant.
Para os brasileiros, a esperança de medalhas se concentra mais nas fortes equipes de judô, vela e vôlei, além do futebol masculino, liderado por Neymar, e do feminino, da cinco vezes melhor do mundo Marta. Nos dois casos, o Brasil tenta um ouro inédito. Os destaques individuais são o nadador Cesar Cielo e as saltadoras Fabiana Murer e Maurren Maggi.
SHOW DO BEATLE
A festa de abertura vai levar 80 mil pessoas ao Estádio Olímpico, presenteadas ao final com uma apresentação de Paul McCartney. O diretor artístico da cerimônia, Danny Boyle, decidiu criar um ambiente inspirado em “A Tempestade”, de William Shakespeare, num espetáculo de três atos em que contará um pouco da história e cultura da Grã-Bretanha.
Nos últimos dias, Boyle alimentou polêmica sobre quem deve acender a pira. A imprensa britânica apontou dois favoritos para o ato solene: o ex-campeão olímpico Sebastian Coe, bicampeão olímpico na prova dos 1.500m, em 1980 e 1984, e hoje presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Londres; e o galã David Beckham, que ficou fora do time de futebol britânico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estim...
Lula se frustra com mobilização em seu apoio após os primeiros dias na cadeia O ex-presidente acreditou que faria do local de sua prisão um espaço de resistência política Compartilhar Assine já! SEM JOGO DUPLO Um Lula 3 teria problemas com a direita e com a esquerda (Foto: Nelson Almeida/Afp) O ex-presidente  Lula  pode não estar deprimido, mas está frustrado. Em vários momentos, antes da prisão, ele disse a interlocutores que faria de seu confinamento um espaço de resistência política. Imaginou romarias de políticos nacionais e internacionais, ex-presidentes e ex-primeiros-ministros, representantes de entidades de Direitos Humanos e representantes de movimentos sociais. Agora, sua esperança é ser transferido para São Paulo, onde estão a maioria de seus filhos e as sedes de entidades como a CUT e o MTST.