Pular para o conteúdo principal

FBI identifica suspeito de matar 12 em cinema dos EUA

Rapaz de 24 anos foi preso no estacionamento de shopping com um rifle e uma pistola. Ataque, durante estreia de filme da franquia 'Batman', deixou ainda 50 pessoas feridas

Polícia cerca cinema em que atirador abriu fogo na madrugada desta sexta, no Colorado
Polícia cerca cinema em que atirador abriu fogo na madrugada desta sexta, no Colorado
O FBI identificou como James Holmes, 24 anos, o homem suspeito de ser o atirador mascarado que abriu fogo em um cinema lotado da cidade de Aurora, na região metropolitana de Denver, nos Estados Unidos, na madrugada desta sexta-feira. O ataque, que resultou na morte de pelo menos 12 pessoas e deixou outras 50 feridas, inclusive um bebê de três meses de idade, aconteceu durante a aguardada estreia do filme Batman: O Cavaleiro das Trevas ressurge. Inicialmente, foram relatadas as mortes de 14 pessoas, mas o número foi corrigido pelas autoridades por volta de 6 horas locais (9 horas em Brasília).
LEIA TAMBÉM:Após atentado, première do longa é cancelada em ParisOs ataques mais violentos dos EUA nos últimos 20 anosAcervo Digital VEJA: Em 1999, Mateus Meira e o massacre que chocou o Brasil
Holmes vestia um colete à prova de balas e foi preso pela polícia local em um estacionamento próximo ao cinema. Com ele, a polícia encontrou um rifle e uma pistola. Segundo a rede BBC, ele contou que os armamentos estavam guardados em sua casa - para onde policiais se dirigiram em seguida. O FBI informou que o homem não parece ter conexões com o terrorismo. Os motivos do ataque ainda são desconhecidos.
Massacre - Testemunhas relatam que o atirador usava uma máscara de gás e teria jogado uma bomba de fumaça no local durante o ataque. Os disparos teriam começado durante uma cena de tiroteio do filme, confundindo os espectadores. Dez pessoas morreram no local e outras duas vítimas não resistiram aos ferimentos após serem levadas para o hospital.

O ataque aconteceu durante a sessão da meia-noite em um complexo de cinemas da cidade de Aurora, região de Denver, no estado do Colorado. Não é a primeira vez que a região sofre com um massacre de grandes proporções. Em 1999, dois estudantes abriram fogo no colégio Columbine em Littleton - a apenas 25 quilômetros de Aurora - matando 13 pessoas e cometendo suicídio em seguida.
Casa Branca - Em nota divulgada pela Casa Branca, o presidente Barack Obama afirma que ele e a mulher, Michele, ficaram devastados com a notícia. "As polícias local e federal já estão atuando e minha administração fará todo o possível para apoiar o povo de Aurora neste momento extraordinariamente difícil." O presidente diz, ainda, que o governo "está empenhado em levar os responsáveis à Justiça". Obama cancelou um evento de campanha marcado para esta tarde e deve se pronunciar novamente, da Flórida, sobre o assunto.
Também em nota, Mitt Romney, candidato à Presidência dos EUA pelo partido republicano, disse que ele e Ann, sua mulher, ficaram profundamente tristes com o episódio de violência "sem sentido". "Estamos orando para as famílias e os entes queridos das vítimas nesse período de choque profundo e imensa tristeza. Que a pessoa responsável por este crime terrível seja rapidamente levada à Justiça".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estim...
Lula se frustra com mobilização em seu apoio após os primeiros dias na cadeia O ex-presidente acreditou que faria do local de sua prisão um espaço de resistência política Compartilhar Assine já! SEM JOGO DUPLO Um Lula 3 teria problemas com a direita e com a esquerda (Foto: Nelson Almeida/Afp) O ex-presidente  Lula  pode não estar deprimido, mas está frustrado. Em vários momentos, antes da prisão, ele disse a interlocutores que faria de seu confinamento um espaço de resistência política. Imaginou romarias de políticos nacionais e internacionais, ex-presidentes e ex-primeiros-ministros, representantes de entidades de Direitos Humanos e representantes de movimentos sociais. Agora, sua esperança é ser transferido para São Paulo, onde estão a maioria de seus filhos e as sedes de entidades como a CUT e o MTST.