Pular para o conteúdo principal

Rebeldes sírios se preparam para grande ofensiva do regime contra Alepo


Tropas do governo sitiam a cidade com tanques e soldados estão a caminho

CAIRO - Os rebeldes do Exército Livre Sírio (ELS) em Alepo se preparam para defender a cidade do iminente ataque das forças do regime sírio, que esperam mais reforços militares, informou o "número dois" do grupo.
Reforços militares se encaminham para Alepo - AFP
 
Reforços militares se encaminham para Alepo

Veja também:
link
EUA dizem que Síria parece estar planejando massacre em Alepo
linkTurquia diz que pode agir contra 'grupo terrorista' na Síria
forum CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK
O subcomandante-em-chefe dos insurgentes, Malek Kurdi, explicou por telefone que as tropas do presidente sírio, Bashar al Assad, sitiam a cidade com tanques, enquanto mais soldados governamentais estão a caminho da localidade procedentes de outras zonas, como Damasco.
Os reforços militares que se encaminham para Aleppo estão sendo atacados pelos combatentes do ELS com o objetivo de impedir sua passagem, informou Kurdi.
O subcomandante-em-chefe, que normalmente dirige as operações do exército do sul da Turquia, onde se encontra a cúpula do ELS, foi para Aleppo em função das movimentações das forças do regime para recuperar o controle da cidade. "Tenho certeza que vão lançar uma grande ofensiva", disse Kurdi, que lamentou que devido aos armamentos leves que possuem não podem atacar o exército de Assad primeiro.
Os combates em Alepo, a segunda cidade da Síria e centro econômico do país, começaram há uma semana e o ELS assegura controlar metade dos bairros. Os grupos de ativistas opositores informaram hoje que os bombardeios com artilharia pesada e helicópteros militares castigaram principalmente os bairros de Al Fardus, Salah ad-Din, Al Sukari, Al Ansari, Al Mashhad e Bustan al Qasr, que estão em mãos dos rebeldes.
A luta pelo controle de Alepo e a chegada de reforços militares do regime despertou o temor na comunidade internacional de que se produza "um massacre" na cidade, como apontou ontem a porta-voz do Departamento de Estado de EUA, Victoria Nuland.
A Alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, acusou hoje o regime de Assad de arrasar zonas controladas pela oposição sem levar em conta a população civil. Pillay denunciou os bombardeios de artilharia e aéreos, o uso de tanques nos centros urbanos e as execuções sumárias, ao mesmo tempo em que manifestou sua preocupação com "a probabilidade" de enfrentamentos em grande escala em Damasco e Alepo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...