Pular para o conteúdo principal

Eurozona autoriza ajuda aos bancos espanhóis

Na quinta-feira, o parlamento alemão aprovou a contribuição de 30 bilhões de euros do país para a ajuda à Espanha, de até 100 bilhões de euros

Oficial na entrada da embaixada da União Européia em Pequim, China
Oficial na entrada da embaixada da União Européia em Pequim, China                                     
Os 17 ministros das Finanças da Eurozona aprovaram, nesta sexta-feira, a ajuda de até 100 bilhões de euros para recapitalizar os bancos espanhóis, segundo fontes do eurogrupo. A reunião do grupo, que durou menos de duas horas, tinha como objetivo chegar a um acordo sobre as modalidades deste resgate do setor bancário espanhol, como as taxas de juros, o calendário para a aplicação do Memorando de Entendimento e as condições implícitas ao resgate.
Na quinta-feira, o parlamento alemão aprovou a contribuição do país para a ajuda à Espanha. A Alemanha disponibilizará cerca de 30 bilhões de euros para a recapitalização do sistema bancário espanhol. A moção foi aprovada por 473 votos a favor, procedentes da bancada governista e da oposição social-democrata e verde. Apenas 97 parlamentares, em sua maioria de esquerda, se manifestaram contra, assim como alguns deputados rebeldes da coalizão da chanceler alemã, Angela Merkel, e outros 13 se abstiveram.
O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, afirmou que a piora da crise na Espanha representa um "grave risco de contágio" para os demais países da UE e um perigo para a "estabilidade da zona do euro" em seu conjunto. Para Schäuble, as reformas estruturais implementadas nos últimos meses na Espanha, e as previstas para os próximos, sendo corretas e necessárias, não serão suficientes para combater a crise se não for solucionado também o problema bancário.
Leia mais: UE impõe 32 condições para resgatar bancos espanhóis
Perguntas e respostas: o que é a crise e espanhola e como ela pode afetar o Brasil
Nesta sexta-feira foi o parlamento finlandês que votou a proposta de ajudar a Espanha, por 109 votos a favor e 73 contra. O "sim" finlandês foi possível após o acordo bilateral que estabelece que a Espanha dará uma garantia máxima à Finlândia de até 769,92 milhões de euros. Como contrapartida, a Finlândia renuncia aos juros que lhe corresponderiam por sua contribuição ao empréstimo.
Condições - A reunião desta sexta-feira terminou com a proposta de que a ajuda será procedente inicialmente do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) e depois do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEDE), que o substituirá, e será entregue ao FROB, o fundo público espanhol para ajudar os bancos em dificuldades.
A quantidade exata que os bancos necessitarão será divulgada depois da conclusão de uma auditoria prevista para depois de setembro. A Espanha pediu até 100 bilhões de euros para seus bancos. Consultorias estimam que ajuda necessária está entre 16 a 62 bilhões de euros.
Leia mais: Em momento dramático, Europa sofre com a falta de estadistas
Espanha solicita formalmente o resgate para os bancos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...