EUA e Alemanha anunciam coordenação internacional para apoiar Europa
Ministro da finanças alemão e secretário do Tesouro americano disseram que vão fazer esforço para conseguir a estabilização da economia europeia
Schäuble e Geithner pediram esforços conjuntos, em escala europeia e internacional, para conseguir a estabilização da economia europeia. O encontro foi qualificado como uma 'reunião informal de trabalho'.
Ambos ratificaram sua confiança nos 'consideráveis' esforços que estão fazendo tanto a Espanha como a Itália, com seus respectivos programas de reformas, e se comprometeram a seguir trabalhando para conseguir a estabilização da economia global.
Leia também: Espanha não pedirá ajuda ao fundo de resgate europeu
Após o encontro com Schäuble, Geither viajou para Frankfurt para encontrar o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi. O BCE, que se reúne na próxima quinta-feira para tratar da política monetária da zona do euro, confirmou o encontro, mas não quis dar mais informação a respeito.
Em declaração a um jornal alemão, o primeiro-ministro de Luxemburgo e presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, responsabilizou a Alemanha por parte do agravamento da crise e disse que alguns de seus políticos tratam a zona do euro como 'uma filial'.
A maior parte dos analistas não acredita que o BCE volte a cortar sua taxa de juros principal - que está atualmente em 0,75%, - mas, espera que Draghi confirme a disposição da entidade monetária de comprar dívida soberana ou executar outras medidas para apoiar a zona do euro.
O BCE informou nesta segunda que não comprou dívida dos países da zona do euro semana passada, pelo menos não nos dias anteriores às declarações do presidente da entidade, Mario Draghi.
Comentários
Postar um comentário