Pular para o conteúdo principal

União Europeia anuncia pacote para conter a crise da imigração ilegal

Entre as medidas está o fortalecimento do patrulhamento marítimo; o combate aos contrabandistas de pessoas e o oferecimento de viagens de volta para os imigrantes ilegais

  • Voltar ao início
  • Todas as imagens da galeria:

A União Europeia (EU) anunciou nesta segunda-feira um pacote de medidas emergenciais para tentar aliviar a crise envolvendo imigrantes que se arriscam no Mar Mediterrâneo. Entre as medidas, a agência europeia que cuida da vigilância das fronteiras, Frontex, será reforçada e terá poder militar para combater barcos de contrabandistas de humanos. O anunciou foi feito após reunião entre os chanceleres europeus em Luxemburgo. Nesta quinta, será a vez dos chefes de Estado da EU se encontrarem em Bruxelas para debaterem o assunto.
As medidas incluem um aumento dos recursos financeiros da Frontex e o reforço e ampliação da operação marítima Triton, que monitora no Mediterrâneo na busca de barcos ilegais. A EU estava recebendo fortes críticas por ter substituído, no final do ano passado, a operação Mare Nostrum, pela Triton, que é bem menor. Outros pontos do pacote incluem: tratamento conjunto dos pedidos de asilo; unificação e compartilhamento do banco de dados com impressões digitais e registo de todos os imigrantes; oferta de pacotes de viagem de retorno; maior integração entre os escritórios de imigração dos países mais afetados; e um projeto piloto, de adesão voluntária, para a reinstalação dos imigrantes.
Leia também
Duas embarcações com cerca de 450 pessoas estão afundando no mar
UE diz que tem obrigação 'moral e humana' de agir contra mortes no Mediterrâneo
Naufrágio no Mediterrâneo deixa desaparecidos 700 imigrantes clandestinos
Imigrantes cristãos são jogados ao mar durante travessia para Itália
A chefe de política externa da UE, Federica Mogherini, disse que o pacote de dez pontos estabelecido nas negociações em Luxemburgo foi uma "reação forte da UE para as tragédias" e "mostra um novo senso de urgência e vontade política". "Estamos desenvolvendo um sentido verdadeiramente europeu de solidariedade na luta contra o tráfico de seres humanos".
A crise da imigração ilegal na Europa se agravou no fim de semana, quando cerca de 950 pessoas morreram em um desastre com um barco que naufragou perto da Líbia. Os primeiros relatos informavam cerca de 700 vítimas, mas hoje o número foi revisado. Nesta segunda, o primeiro-ministro italiano Matteo Renzi informou que seu país e a Guarda Costeira de Malta estão tentando socorrer duas embarcações no litoral da Líbia com cerca de 450 imigrantes.
Renzi explicou que nas duas embarcações, que deram alarme após ficarem à deriva a apenas 30 milhas náuticas (pouco mais de 55 quilômetros) do litoral da Líbia, viajavam cerca de 450 imigrantes (entre 100 e 150 na menor e 300 na maior). O primeiro-ministro da Itália deu esta informação durante uma entrevista coletiva conjunta com o ministro maltês Joseph Muscat.
Críticas da ONU - A UE deveria buscar uma "abordagem mais sofisticada, mais corajosa e menos insensível" sobre imigrantes que muitas vezes morrem tentando chegar à Europa em barcos improvisados, disse o chefe de direitos humanos da ONU, Zeid Ra'ad Al Hussein, nesta segunda. "A Europa está virando as costas para alguns dos imigrantes mais vulneráveis no mundo e arrisca tornar o Mediterrâneo em um grande cemitério", disse Zeid em nota, um dia após até 900 pessoas terem morrido em um naufrágio na costa da Líbia. Zeid descreveu as políticas da UE como "reações políticas míopes e de curto prazo que servem aos movimentos populistas xenófobos que envenenaram a opinião pública".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
uspeitos de envolvimento no assassinato de Marielle Franco Há indícios de que alvos comandem Escritório do Crime, braço armado da organização, especializado em assassinatos por encomenda Chico Otavio, Vera Araújo; Arthur Leal; Gustavo Goulart; Rafael Soares e Pedro Zuazo 22/01/2019 - 07:25 / Atualizado em 22/01/2019 - 09:15 O major da PM Ronald Paulo Alves Pereira (de boné e camisa branca) é preso em sua casa Foto: Gabriel Paiva / Agência O Globo Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura. Play! Ouça este conteúdo 0:00 Audima Abrir menu de opções do player Audima. PUBLICIDADE RIO — O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (M
Nos 50 anos do seu programa, Silvio Santos perde a vergonha e as calças Publicidade DO RIO Para alguém conhecido, no início da carreira, como "o peru que fala", graças à vermelhidão causada pela timidez diante do auditório, Silvio Santos passou por uma notável transformação nos 50 anos à frente do programa que leva seu nome. Hoje, está totalmente sem vergonha. Mestre do 'stand-up', Silvio Santos ri de si mesmo atrás de ibope Só nos últimos meses, perdeu as calças no ar (e deixou a cena ser exibida), constrangeu convidados com comentários irônicos e maldosos e vem falando palavrões e piadas sexuais em seu programa. Está, como se diz na gíria, "soltinho" aos 81 anos. O baú do Silvio Ver em tamanho maior » Anterior Próxima Elias - 13.jun.65/Acervo UH/Folhapress Anterior Próxima Aniversário do "Programa Silvio Santos", no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, em junho de 1965; na época, o programa ia ao ar p