Rússia suspende proibição de entrega de mísseis ao Irã
Decisão que permite a Moscou enviar um sistema de defesa a Teerã foi criticada pelos governos americano e israelense
A decisão do governo russo, que cria a opção de enviar os artefatos militares por via marítima, terrestre ou aérea, foi tomada antes do prazo de 30 de junho, quando potências como Estados Unidos e Rússia devem chegar a um acordo final com o Irã sobre seu programa nuclear.
Israel foi o primeiro país a reagir ao anúncio do Kremlin, afirmando que esta decisão é o "resultado direto da legitimidade concedida ao Irã com o acordo em andamento, e a prova de que o crescimento econômico posterior ao levantamento das sanções (internacionais) será explorado pelo Irã para se armar, e não para garantir o bem-estar do povo iraniano", segundo o ministro da Inteligência israelense, Yuval Steinitz.
Irã e potências mundiais concordam sobre parâmetros para acordo nuclear
Conheça os detalhes do pré-acordo sobre o programa nuclear do Irã
Israel espionou negociações nucleares entre Irã e EUA
Negócio - Rússia e Irã firmaram o contrato de cerca de 800 milhões de dólares em 2007, prevendo a entrega dos mísseis S-300. Os EUA e Israel, porém, pressionaram os russos a abandonar o negócio, demonstrando a preocupação de que Teerã poderia utilizar o sofisticado sistema de defesa aérea para proteger suas instalações nucleares de um eventual ataque. O governo russo cedeu em 2010, quando o então presidente Dimitri Medvedev emitiu um decreto proibindo a entrega dos mísseis.
Nesta segunda, Sergei Lavrov disse que o sistema de mísseis é "de natureza exclusivamente defensiva", portanto não representa ameaça para nenhum governo da região, incluindo Israel. Segundo Lavrov, as sanções em vigor da Organização das Nações Unidas contra o Irã não impedem a entrega dessas armas de defesa aérea.
O sistema de mísseis S-300 terra-ar pode ser usado contra múltiplos alvos, incluindo jatos, ou para abater outros mísseis. Ainda não está claro quando os artefatos seriam enviados. A Rússia parou de produzir o modelo especificado no contrato original e agora oferece uma versão atualizada do sistema
Comentários
Postar um comentário