Pular para o conteúdo principal

    Capital do Iêmen sofre o maior ataque aéreo desde o início da campanha saudita

    Os ataques a depósitos de armas provocaram grandes explosões e deixaram pelo menos 25 mortos e 350 feridos

    Explosão após ataque aéreo a um depósito de armas em Sanaa, Iêmen
    Explosão após ataque aéreo a um depósito de armas em Sanaa, Iêmen(Khaled Abdullah/Reuters)
    (Atualizado às 16h49)
    Ataques aéreos liderados pela Arábia Saudita contra depósitos de armas provocaram grandes explosões na capital do Iêmen, Sanaa. O bombardeio deixou pelo menos 25 mortos e 350 feridos, afirmou um funcionário do Ministério da Saúde segundo o jornal Washington Post. As explosões desta segunda-feira foram as mais fortes na cidade desde que a campanha saudita contra os rebeldes xiitas houthi começou no mês passado.
    Leia mais:
    Al Qaeda assume controle de aeroporto no leste do Iêmen
    Ajuda humanitária chega ao Iêmen; combates continuam
    Combates em Áden já deixaram 185 mortos e 1.285 feridos
    "O número de vítimas ainda está aumentando, e os hospitais estão encontrando grande dificuldade em lidar com o crescente número de feridos e mortos", informou o oficial sob condição de anonimato. A rede de televisão al-Masirah, dos houthis, afirmou que Mohammed Shamsan, apresentador de um outro canal local, foi morto e membros de sua equipe ficaram feridos. Ambulâncias foram enviadas para os locais das explosões e a al-Masirah transmitiu um comunicado das autoridades de saúde pedindo que os cidadãos doem sangue.
    A explosão provocada pelos ataques pode ser ouvida em toda a capital e quebrou janelas por toda a cidade. "De repente sentimos um terremoto tremer debaixo de nossos pés. Os vidros das janelas quebraram por toda parte por causa da explosão", disse Mukhtar Abdullah Alawadhi, gerente de uma empresa a uma milha do local da explosão. "Foi tão forte que até mesmo a moldura das janelas caiu das paredes".
    O ataque aconteceu um dia após o representante dos houthi, Abdul-Malek al-Houthi, comprometer-se a prosseguir com sua campanha, apesar dos ataques da coalizão. Em um pronunciamento transmitido pela televisão, o rebelde afirmou que o "grande povo iemenita nunca se renderá" e acusou a Arábia Saudita de planejar uma "invasão". Uma coalizão formada pela Arábia Saudita e apoiada pelos Estados Unidos tem bombardeado o Iêmen desde o último mês para impedir o avanço dos milicianos xiitas, que ampliaram seu domínio sobre a cidade de Aden, no sul do país, onde o presidente Abd-Rabbu Mansour Hadi tinha se refugiado, e de onde foi obrigado a fugir.
    Estados Unidos - A marinha dos Estados Unidos enviou um porta-aviões e um navio de mísseis guiados a águas próximas ao Iêmen para realizar operações de segurança marítima, informou um porta-voz do Pentágono nessa segunda-feira. Ele negou, no entanto, que os navios estavam em missão para interceptar carregamentos de armas iranianas. Um oficial americano afirmou que a presença dos navios dos EUA na região dá aos comandantes opções de ação e decisão caso a situação no país piore.

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
    Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
    Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...