Pular para o conteúdo principal

Alemanha foi cúmplice de genocídio armênio, diz presidente

Em discurso, Joachim Gauck utilizou termo para classificar massacre de 1915 que tem provocado divergências entre a comunidade internacional e o governo turco

Joachim Gauck, o presidente da Alemanha
Joachim Gauck, o presidente da Alemanha(Reuters)
O presidente da Alemanha, Joachim Gauck, se posicionou nesta quinta-feira sobre o reconhecimento do genocídio armênio por parte de seu país. Ao discursar em uma missa rezada em Berlim, o político afirmou que "o destino dos armênios é um caso exemplar na história de exterminação em massa, limpeza étnica, deportações e sim, genocídio, o que marcou o século XX de uma forma terrível". Gauck, que exerce um cargo amplamente cerimonial, destacou que a Alemanha também deve assumir a responsabilidade por ter sido "cúmplice em alguns casos" da morte dos armênios. Historiadores estimam que 1,5 milhão de cristãos armênios foram mortos por soldados do Império Turco-Otomano em 1915. A Alemanha foi aliada dos otomanos na I Guerra Mundial.
A postura do chefe de Estado alemão deverá atrair críticas da Turquia, uma vez que os muçulmanos do país reconhecem que muitas pessoas foram mortas pelas tropas otomanas, mas rejeitam a classificação de genocídio por não concordarem com os registros históricos. A própria chanceler alemã, Angela Merkel, havia apoiado um projeto de resolução que reconhece o genocídio, embora tenha advertido que isso poderia prejudicar o processo de reconciliação entre os governos de Turquia e Armênia. O Parlamento da Alemanha deverá debater nos próximos dias uma monção a respeito do tema. A rede britânico BBC reportou, no entanto, que o comunicado possivelmente será redigido em uma linguagem tortuosa e que poderá deixar tanto turcos quanto armênios insatisfeitos.
Na quarta-feira, a administração do presidente americano Barack Obama assegurou que ele não trataria o massacre de armênios como um genocídio. A Turquia tem se mostrado um aliado estratégico para os Estados Unidos na guerra civil síria e no combate aos terroristas do Estado Islâmico (EI). O país também é integrante da Otan, e forçar uma queda de braço diplomática neste momento prejudicaria os interesses americanos na região. Outro ponto que pode ter pesado para a decisão de Obama foi a reação desmedida do governo turco após o papa Francisco ter falado abertamente em genocídio armênio durante um sermão. Ancara não só condenou o pontífice pelas declarações como também afirmou que ele fazia parte de "uma frente diabólica" para desmoralizar a Turquia perante a comunidade internacional.
Canonização - A Igreja Armênia anunciou a canonização do 1,5 milhão de cidadãos armênios que foram vítimas dos soldados otomanos durante a I Guerra Mundial. Após a cerimônia, sinos de templos armênios tocaram no mundo todo. Esta foi a primeira vez em 400 anos que a Igreja Armênia realizou um ritual de canonização. A homenagem, contudo, não especificou um número de vítimas nem recordou seus nomes.
Definição - A palavra genocídio começou a ser usada com frequência depois do massacre de judeus na II Guerra Mundial. Mais de meio século depois, porém, sua definição continua a provocar discussões. Leis e correntes de estudiosos levam em conta, por exemplo, perseguições religiosas. Mas, segundo a própria origem da palavra, cometer genocídio significa tentar erradicar, por meio da violência, um grupo que possui os mesmos genes.
Desse modo, genocídio é o assassinato de pessoas baseado na sua herança genética, ou seja, suas características étnicas - importa menos, portanto, religião, classe social, nível educacional ou a crença política das vítimas. Além disso, uma característica dos genocídios é que os opressores não se satisfazem em matar apenas seus oponentes ativos, eles caçam e eliminam todos os homens, mulheres, crianças e bebês do grupo étnico transformado em alvo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...