Pular para o conteúdo principal

400 imigrantes podem ter morrido no Mediterrâneo, em novo drama


ONU alerta que mortes em 2015 já são 30 vezes superiores aos números de 2014


GENEBRA – Cerca de 400 imigrantes podem ter morrido neste fim de semana, quando o barco que os levava da Líbia para a Europa sofreu sérios problemas em pleno Mar Mediterrâneo. O drama, se confirmado, pode ser um dos maiores já registrados na região. Segundo a ONU, em apenas quatro dias, 8,5 mil imigrantes desembarcaram nas costas do Sul da Itália e a guarda costeira resgatou 42 embarcações. No total, o número de mortos é 30 vezes superior ao mesmo período de 2014.


A previsão das autoridades europeias é de que 2015 bata todos os recordes em termos de imigração irregular. Cerca de 500 mil estrangeiros poderão chegar às fronteiras da UE, segundo a Frontex – a agência de fronteiras do bloco. Em 2014, foram cerca de 300 mil.

A pobreza na África, mas também a guerra na Síria, no Iraque, a instabilidade na Somália, o caos político no Iêmen podem contribuir para um salto ainda maior.

Quanto ao drama do fim de semana, a polícia costeira italiana indicou que conseguiu resgatar 144 pessoas. Mas ela alerta que a estimativa é de que o barco carregava cerca de 550 pessoas. “400 pessoas morreram neste barco, 24 horas depois de ele sair da Líbia”, indicou a entidade Save the Children, em um comunicado. A Organização Internacional de Migrações também confirmou que este é o número que estão considerando.

Por enquanto, pouco se sabe sobre o motivo do drama. Mas relatos dos sobreviventes apontam que o barco virou quando os imigrantes começaram a se mexer, depois de ver sinais de que a polícia italiana estaria chegando.

Para as entidades internacionais, os números de mortos apontam para a necessidade de que uma nova política seja estabelecida. Em 2014, a OIM somou 3,1 mil mortos entre aqueles tentando cruzar o Mediterrâneo. Em 2013, o número havia sido de 700. Mas, apenas em 2015, os mortos já chegam a 500, sem ainda contar as eventuais 400 vítimas do fim de semana.

Para a ONU, esse número representa um salto de 30 vezes nas taxas registradas nos quatro primeiros meses de 2014.

Desde 2000, 22 mil pessoas já perderam a vida tentando cruzar o mar em busca da Europa. “Essas mortes são intoleráveis”, declarou a Human Rights Watch, em um comunicado. Ela pede que a UE adote novas medidas para proteger os imigrantes e alerta que, em maio, a revisão da política de imigração do bloco terá de considerar essa nova realidade..

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular