No plano de negócios da Petrobras deve ser 20% menor
Fontes ouvidas pela Reuters afirmaram que programa de investimentos que será apresentado este ano será de, aproximadamente, 176 bilhões de reais
Segundo a fonte, que falou sob condição de anonimato, o plano de negócios da Petrobras para o período de 2015 a 2019 deverá ser divulgado em maio. "Em números absolutos pode ter uma variação para baixo em torno dos 20%", afirmou a fonte.
Petrobras nega a venda de ativos do pré-sal
Diretoria da Petrobras tenta convencer conselheiros por aprovação unânime do balanço
As ações preferenciais da estatal recuaram 3% e as ordinárias tiveram queda de 1,9%, quebrando a sequência de cinco sessões de ganhos.
Braskem - Recentemente, surgiram rumores sobre a possibilidade de a Petrobras vender a participação de 47% das ações ordinárias e de 36,1% do capital total que detém da Braskem, como parte de um plano de desinvestimentos. A fonte classificou essa possibilidade como "especulação". "Não houve nenhuma conversa sobre Braskem", enfatizou.
Segundo a fonte, o plano de desinvestimentos da Petrobras, anunciado para 2015 e 2016 no valor de 13,7 bilhões de dólares, poderá até superar esse montante se a petroleira ficar apenas com seus ativos fundamentais, como os campos do pré-sal. "A Petrobras tem um conjunto de ativos e ela vai ficar com o que é 'core' da empresa. Não é um negócio que se faz de uma hora para outra, depende das condições de mercado, demanda. É um processo muito dinâmico", disse a fonte.
Especialistas têm dito que o momento atual não é o melhor para vender ativos no setor de petróleo em função dos preços mais baixos da commodity - a cotação do barril tipo Brent caiu cerca de 60% de junho de 2014 a janeiro deste ano. Nos últimos dias, a commodity se recuperou um pouco e está acima de 60 dólares o barril.
Balanço auditado - A Petrobras pretende divulgar no dia 22 os resultados auditados do terceiro e do quarto trimestres de 2014, atrasados devido às dificuldades de se estabelecer o prejuízo em função das denúncias de corrupção. Além das perdas relacionadas à Lava Jato, a Petrobras fará uma revisão do valor justo de ativos, com o lançamento de todos os valores no balanço. As perdas podem ser avaliadas de 14 a 28 bilhões de reais.
(Com Reuters)
Comentários
Postar um comentário