Pular para o conteúdo principal

Papa fica irritado com cardeal que vai morar em cobertura

Ex-número dois do Vaticano, Tarcísio Bertone vai se mudar para apartamento de 700 metros quadrados. Decisão contradiz estilo austero de Francisco

Cardeal Tarcisio Bertone, da Itália
Cardeal Tarcisio Bertone, da Itália (Reuters)
Ao assumir o pontificado, uma das decisões mais comentadas de Francisco foi abrir mão do vasto apartamento pontifício no Palácio Apostólico em troca de um quarto na Casa Santa Marta. O gesto foi um dos muitos que sinalizaram o estilo austero que o novo papa pretendia empregar na Igreja Católica. Há, no entanto, os que ainda resistem em endossar a mensagem de “uma Igreja pobre a serviço dos pobres”.
O papa, morador de uma residência de 70 metros quadrados terá em breve como vizinho o ex-secretário de Estado do Vaticano Tarcisio Bertone, que vai se mudar para um apartamento dez vezes maior. Antes de Francisco, era normal que cardeais dispusessem de grandes apartamentos, dentro ou fora dos muros da cidade do Vaticano, e de regalias como carros oficiais, secretários e ajudantes para as tarefas domésticas. As diretrizes mudaram com o papado de Francisco.
Leia também
Em mensagem de Páscoa, papa pede paz na Ucrânia e na Síria

Papa pede perdão por crianças abusadas por padres
Mas a nova orientação ainda é ignorada em alguns casos, como o de Bertone. Mesmo que se leve em conta que três freiras que o assessoram desde 2006, quando assumiu o posto de número dois do Vaticano, vão acompanhá-lo na nova moradia, ainda assim há espaço sobrando nessa história. A mudança ocorrerá quando concluída a reforma da cobertura, que converterá dois apartamentos grandes em um só, imenso.
O luxo do novo apartamento de Bertone deixou o papa ‘vermelho de raiva’, como apontou o jornal espanhol El País. Para o italiano La Repubblica, a ira do pontífice não passou despercebida na missa de Páscoa, na Quinta-feira Santa, quando, diante de cardeais e outros membros da Igreja, Francisco advertiu que os sacerdotes não devem ser “untuosos, suntuosos e presunçosos", mas sim, ter “a pobreza como uma irmã”. Bertone parece não ter entendido a mensagem.
A nomeação de Bertone é tida pela banda boa da Igreja como um dos maiores enganos cometidos por Bento XVI. Ele foi destituído no ano passado, no primeiro grande movimento de Francisco para a mais árdua de suas missões, a limpeza dos desmandos no coração da Cúria. Envolvido em uma teia de acusações de má gestão e abuso de poder, Bertone se transformou em um dos personagens centrais do covil que o papa pretende desmontar.
Bispo do luxo – Em março, em outro caso de suntuosidade na Igreja Católica, o papa Francisco aceitou a renúncia de Franz-Peter Tebartz-van Elst, conhecido mundialmente como o “bispo do luxo”. O clérigo havia oferecido o pedido em outubro, logo após a divulgação do escândalo de que ele havia gasto 31 milhões de euros (93 milhões de reais) da sua diocese para reformar a sua residência oficial em Limburg, Oeste da Alemanha - a moradia episcopal foi inicialmente orçada em 5,5 milhões de euros (16,4 milhões de reais). Segundo um comunicado do Vaticano, Tebartz-van Elst seria realocado para uma nova posição na Igreja Católica “em um momento oportuno”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular