Pular para o conteúdo principal

Fotos apontam presença de russos em invasões na Ucrânia

Material foi distribuído por Kiev e recebeu endosso dos EUA, diz jornal 'NYT'

Fotos divulgadas pelo governo ucraniano mostram homem com insígnia das tropas especiais russas em dois momentos: no conflito da Geórgia em 2008, e na Ucrânia neste ano
Fotos divulgadas pelo governo ucraniano mostram homem com insígnia das tropas especiais russas em dois momentos: no conflito da Geórgia em 2008, e na Ucrânia neste ano (Divulgação)
Um dossiê elaborado pelo governo ucraniano aponta que os homens armados que invadiram prédios públicos no leste da Ucrânia são de fato soldados e agentes de inteligência russos. De acordo com o jornal The New York Times, que publicou o material nesta segunda-feira, o Departamento de Estado dos EUA considerou convincentes as fotos que foram divulgadas.
Leia mais:
EUA, UE e Rússia chegam a acordo inicial para frear crise na Ucrânia
Separatistas ucranianos prometem depor armas se não forem perseguidos

A identificação dos agentes estrangeiros foi feita com base em comparações com imagens de tropas russas registradas na invasão à Geórgia, em 2008, e na anexação da península ucraniana da Crimeia, em fevereiro. Detalhes dos uniformes - como insígnias de unidades especiais do Exército Russo - e das armas apontam a origem russa. Depois de abocanhar a Crimeia, não se pode descartar completamente que Vladimir Putin queira dominar a Ucrânia oriental, tarefa que pode ser favorecida pela reação contida de americanos e europeus.
De acordo com o jornal americano, as forças de segurança da Ucrânia conseguiram até mesmo identificar por nome um dos encapuzados, Igor Ivanovich Strelkov, que seria agente de inteligência russo. As fotografias foram entregues por diplomatas ucranianos à Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE, na sigla em inglês) na semana passada.
Divulgação
 Fotos divulgadas pelo governo ucraniano
Fotos divulgadas pelo governo ucraniano
“Existe um entendimento na comunidade internacional sobre uma conexão entre a Rússia e alguns militantes armados no leste da Ucrânia. As fotos apresentadas pelos ucranianos na semana passada ajudam a confirmar isso”, disse Jen Psaki, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, em declarações publicadas pelo NYT.
A informação foi divulgada um dia depois que pelo menos três pessoas foram mortas em uma troca de tiros perto de Slaviansk, cidade controlada por separatistas pró-Rússia. Militantes pró-Kremlin assumiram o controle de doze cidades do leste da Ucrânia, entre elas Slaviansk, e defendem a anexação das localidades à Rússia. Moscou nega ter militares e agentes de inteligência atuando na região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...