Fotos apontam presença de russos em invasões na Ucrânia
Material foi distribuído por Kiev e recebeu endosso dos EUA, diz jornal 'NYT'
Fotos divulgadas pelo governo ucraniano mostram homem com insígnia das tropas especiais russas em dois momentos: no conflito da Geórgia em 2008, e na Ucrânia neste ano (Divulgação)
Leia mais:
EUA, UE e Rússia chegam a acordo inicial para frear crise na Ucrânia
Separatistas ucranianos prometem depor armas se não forem perseguidos
A identificação dos agentes estrangeiros foi feita com base em comparações com imagens de tropas russas registradas na invasão à Geórgia, em 2008, e na anexação da península ucraniana da Crimeia, em fevereiro. Detalhes dos uniformes - como insígnias de unidades especiais do Exército Russo - e das armas apontam a origem russa. Depois de abocanhar a Crimeia, não se pode descartar completamente que Vladimir Putin queira dominar a Ucrânia oriental, tarefa que pode ser favorecida pela reação contida de americanos e europeus.
De acordo com o jornal americano, as forças de segurança da Ucrânia conseguiram até mesmo identificar por nome um dos encapuzados, Igor Ivanovich Strelkov, que seria agente de inteligência russo. As fotografias foram entregues por diplomatas ucranianos à Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE, na sigla em inglês) na semana passada.
Fotos divulgadas pelo governo ucraniano
A informação foi divulgada um dia depois que pelo menos três pessoas foram mortas em uma troca de tiros perto de Slaviansk, cidade controlada por separatistas pró-Rússia. Militantes pró-Kremlin assumiram o controle de doze cidades do leste da Ucrânia, entre elas Slaviansk, e defendem a anexação das localidades à Rússia. Moscou nega ter militares e agentes de inteligência atuando na região.
Comentários
Postar um comentário