Pular para o conteúdo principal

Premiê resiste a declarar como mortos passageiros do voo MH370

Em entrevista à CNN, Najib Razak prometeu divulgar relatório sobre desaparecimento de avião da Malaysia Airlines, ocorrido há quase sete semanas

O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, disse que seu governo não está preparado para declarar o Boeing 777 da Malaysia Airlines e seus mais de 200 passageiros como desaparecidos. “Estaremos prontos em algum momento no futuro, mas, neste exato momento, eu acredito que tenho de levar em conta os sentimentos dos familiares, e alguns deles disseram publicamente que não estão dispostos a aceitar isso até que alguma prova seja encontrada”, afirmou o premiê em entrevista à rede americana CNN. Ele acrescentou, no entanto, que “é difícil imaginar” um destino diferente para o avião.
Há exatamente um mês, Razak anunciou oficialmente que o avião, desaparecido desde 8 de março, havia caído no Oceano Índico. No mesmo dia, em mensagem aos familiares das vítimas, a companhia aérea Malaysia Airlines informou que não havia sobreviventes do voo MH370.
Leia também: 
Sem achar voo MH370, Malásia estuda nova fase de busca
Copiloto de avião desaparecido tentou ligar do celular, diz jornal
Relatório – O premiê também informou que o governo malaio divulgará um relatório preliminar sobre o desaparecimento da aeronave na próxima semana. O documento, que já foi encaminhado à Organização Internacional de Aviação Civil, o órgão da ONU para a aviação global, traz uma recomendação sobre o monitoramento dos voos. A Malásia defende a necessidade de acompanhar o rastreamento das aeronaves comerciais em tempo real. A mesma orientação foi feita depois do desastre com o voo da Air France, em 2009.
Na entrevista, Razak considerou “bizarro” o fato de um avião que deveria pousar em Pequim acabar em um ponto tão distante, na costa da Austrália. Ele disse ter perguntado diversas vezes aos investigadores se eles tinham certeza sobre a localização da aeronave. "E a resposta deles foi estamos tão seguros quanto possível”.
Os trabalhos de buscas mais uma vez tiveram um resultado frustrante, com as autoridades australianas descartando que destroços encontrados em uma praia do sudoeste da Austrália sejam do avião da Malaysia Airlines.
Parentes das vítimas continuam a pressionar as autoridades da Malásia por respostas e afirmam que, se não conseguirem explicações do governo ou da companhia aérea, estão prontos para cobrar a fabricante do avião.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...