Pular para o conteúdo principal

EUA e a União Europeia anunciam novas sanções à Rússia

Moscou considerou as medidas, que incluem restrições à importação de altas tecnologias militares, um retorno às práticas da Guerra Fria

 
 
WASHINGTON - Os EUA e a União Europeia anunciaram nesta segunda-feira, 28, novas sanções a funcionários do governo, companhias e empresários russos próximos ao presidente Vladimir Putin em represália pelas ações de Moscou na Ucrânia. O Kremlin criticou a nova rodada de punições. Segundo o vice-chanceler Serguei Rvabkov, as medidas são ilegítimas, não civilizadas e marcam um retorno às práticas da Guerra Fria.
Obama diz que objetivo de sanções é impedir Putin de fomentar a rebelião no leste ucraniano - Francis R. Malasig/AP
AP
Obama diz que objetivo de sanções é impedir Putin de fomentar a rebelião no leste ucraniano
Nas Filipinas, onde está em viagem, o presidente americano, Barack Obama, disse que as sanções, que ampliam as tomadas quando a Rússia anexou a Crimeia, no mês passado, têm o objetivo de impedir Putin de fomentar a rebelião no leste ucraniano.
Em Washington, a Casa Branca e os departamentos de Estado, do Tesouro e do Comércio divulgaram um comunicado detalhando que sete russos e 17 companhias seriam afetadas pelas novas sanções americanas. Entre os empresários alvos estão Igor Sechin, chefe da empresa de energia estatal Rosneft, e o vice-primeiro-ministro, Dmitri Kozak.
Os EUA vão negar licenças de exportação de todos os itens de alta tecnologia que possam contribuir para a capacidade militar russa e vão revogar as licenças de exportação existentes que atendam a essas condições, informou a Casa Branca. Essa é a terceira rodada de sanções que Washington impõe aos russos.
Em Bruxelas, a União Europeia anunciou ter adicionado 15 novos funcionários do governo russo à sua lista de punições, chegando agora a 48 os impedidos de viajar para as 28 nações do bloco. Eles também tiveram seus ativos congelados nesses países. Os nomes devem ser divulgados no jornal oficial do bloco hoje. A União Europeia tem mais a perder do que Washington com as sanções contra a Rússia, que é um dos principais fornecedores de energia e parceiro comercial do bloco.
Obama declarou que “o objetivo não é ir atrás de Putin pessoalmente”. “O objetivo é mudar os seus cálculos no que diz respeito à forma como as ações em curso, das quais ele está participando na Ucrânia, podem ter um impacto negativo sobre a economia russa no longo prazo.”
Um comunicado da chancelaria russa condenou o anúncio americano e europeu. “Sanções extraterritoriais unilaterais são, por natureza, ilegítimas. Elas não apenas falham em corresponder às normas de interação civilizada entre Estados... elas contradizem as exigências do direito internacional”, declarou o vice-chanceler Ryabkov.
No leste da Ucrânia ontem, os separatistas pró-Rússia não deram sinais de abandonar a revolta, invadindo edifícios públicos em outra cidade, Kostyantynivka. O prefeito da cidade de Kharkiv, Gennady Kernes, de 54 anos, a segunda maior da Ucrânia, foi baleado enquanto andava de bicicleta. O Ministério do Interior informou que Kernes foi levado à emergência do hospital de Kharkiv e operado. / AP e REUTERS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estim...
Lula se frustra com mobilização em seu apoio após os primeiros dias na cadeia O ex-presidente acreditou que faria do local de sua prisão um espaço de resistência política Compartilhar Assine já! SEM JOGO DUPLO Um Lula 3 teria problemas com a direita e com a esquerda (Foto: Nelson Almeida/Afp) O ex-presidente  Lula  pode não estar deprimido, mas está frustrado. Em vários momentos, antes da prisão, ele disse a interlocutores que faria de seu confinamento um espaço de resistência política. Imaginou romarias de políticos nacionais e internacionais, ex-presidentes e ex-primeiros-ministros, representantes de entidades de Direitos Humanos e representantes de movimentos sociais. Agora, sua esperança é ser transferido para São Paulo, onde estão a maioria de seus filhos e as sedes de entidades como a CUT e o MTST.