Jovem viaja ao Havaí escondido em trem de pouso de avião
Adolescente de 16 anos fugiu de casa na Califórnia e entrou clandestinamente em uma aeronave sem saber o destino do voo
Menino de 16 anos é levado para uma ambulância após viajar 5 horas no trem de pouso de um avião, no Havaí (AP)
Aparentemente, o adolescente, que tentava fugir de sua casa na cidade californiana de Santa Clara, pulou a cerca de segurança do aeroporto internacional de San José e entrou na fenda de uma das rodas do trem de pouso do avião. “O jovem não sabia em que destino a aeronave seguiria”, asseguram fontes do FBI, que acrescentaram que o adolescente só foi descoberto depois do avião ter aterrissado no Havaí. “Nossa principal preocupação agora é conhecer o estado de saúde do jovem, que sobreviveu de forma excepcional a esta viagem”, informaram os agentes do FBI, que confirmaram que o aventureiro foi encontrado caminhando na pista do aeroporto havaiano.
Este tipo de voo pode alcançar uma altitude de até 12.000 metros, enquanto a temperatura no exterior do aparelho pode chegar aos 80 graus negativos, o que torna essa viagem praticamente inviável. Apesar das extremas circunstâncias da viagem, porta-voz do FBI, Tom Simon, disse que “o adolescente não sofreu problemas médicos graves” e já se encontra aos cuidados dos Serviços de Proteção Infantil do Havaí.
Leia também
Foco de buscas por avião da Malásia passa ao leito marinho
O tamanho da encrenca na busca pelo avião desaparecido
O adolescente, que não portava nenhum documento de identificação, foi levado ao Centro Médico Maui Memorial. Simon indicou ao portal havaiano que o jovem deve ter permanecido inconsciente durante a maior parte do voo. "É incrível que ele tenha sobrevivido", disse Simon à rede americana ABC News. Uma foto tirada por um fotógrafo local mostra o menino sentado em uma maca enquanto as autoridades se preparam para transportá-lo em uma ambulância.
A desventura do garoto imediatamente levantou questões sobre a segurança dos aeroportos americanos. Eric Swalwel, deputado democrata que faz parte do Comitê de Segurança Interna, quis saber como o adolescente poderia ter entrado despercebido na pista do aeroporto em San Jose. Ele sinalizou em seu Twitter que espera uma resposta convincente das autoridades responsáveis.
Outros casos – Em agosto, um menino de 13 anos de idade, na Nigéria, sobreviveu a uma viagem de 35 minutos em um voo doméstico após entrar na aeronave pela abertura do trem de pouso. Na época, autoridades creditaram a sobrevivência à curta duração do voo. Em outros casos conhecidos de pessoas que entraram em aviões pelo trem pouso, todas elas morreram. Em 2010, um jovem morreu durante um voo entre Charlotte e Boston. Em 2012, um homem caiu pelo buraco aberto pelo trem de pouso em uma área suburbana de Londres quando um voo procedente de Angola se aproximava para a aterrissagem. A polícia concluiu que o homem já estava morto dentro do avião e caiu quando a porta se abriu.
(Com agência EFE)
Comentários
Postar um comentário