Pular para o conteúdo principal

Mergulhadores já recuperaram 150 corpos de embarcação

Naufrágio completa uma semana nesta quarta-feira e praticamente não há esperança de que algum dos 152 desaparecidos seja encontrado com vida

Com a melhora nas condições do tempo na costa da Coreia do Sul, mergulhadores já conseguiram recuperar 150 corpos de vítimas do naufrágio da embarcação Sewol. A tragédia completa uma semana nesta quarta-feira e praticamente não há mais esperanças de encontrar com vida alguma das 152 pessoas que continuam desaparecidas. Todos os 174 sobreviventes foram resgatados ainda nas primeiras horas do naufrágio.

As vítimas são na grande maioria alunos de ensino médio de uma escola em Ansan, cidade próxima a Seul. Mais de dois terços dos 323 alunos a bordo estão mortos ou desaparecidos.

Leia mais:
Menino foi o primeiro a avisar sobre naufrágio
Capitão agiu como assassino, diz a presidente

Buscas – O porta-voz da força tarefa responsável pelas buscas no interior da embarcação, Koh Myung-seok, afirmou que o trabalho está se tornando mais difícil e que, agora, os mergulhadores precisam quebrar as paredes das cabines para procurar mais pessoas na balsa naufragada.

Os mergulhadores só conseguiram entrar no interior do navio nos últimos dias, quando houve uma trégua do mau tempo que atrapalhava as buscas. Antes, a pouca visibilidade na água, as fortes ondulações e as intensas correntes impediram os mergulhadores de entrar na embarcação e reduziram drasticamente as poucas possibilidades de encontrar sobreviventes em bolsões de ar.

Entre os 29 membros da tripulação, 22 sobreviveram e nove foram detidos nas investigações sobre o acidente. O capitão do navio, Lee Joon-seok, foi preso no sábado sob suspeita de negligência e abandono do navio. A causa do desastre ainda é desconhecida, mas especialistas acreditam que uma manobra brusca pode ter deslocado a carga, desequilibrando a embarcação.

Familiares dos desaparecidos, muitos ainda esperançosos de que exista algum sobrevivente, permanecem concentrados na ilha de Jindo, próxima do local do acidente, e continuam exigindo que as autoridades e os serviços de resgate intensifiquem as buscas. Após uma reunião para tratar dos funerais, os parentes concordaram em permanecer na região até que sejam recuperados os corpos de todas as vítimas.

(Com Estadão Conteúdo e EFE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...