Obama apoia Japão em disputa territorial com a China
No Japão, presidente americano fala pela primeira vez sobre o caso das Ilhas Senkaku, administradas por Tóquio e reivindicadas por Pequim
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama (Reuters)
Em resposta ao jornal japonês Yomiuri, Obama declarou que o tratado é claro. "As ilhas Senkaku são administradas pelo Japão", afirmou, para explicar que, sendo assim, a região faz parte do tratado. "E nós nos opomos a qualquer tentativa unilateral de minar a administração japonesa dessas ilhas", comentou. A declaração é vista como uma tentativa de garantir os japoneses que os EUA os defenderão se os chineses reclamarem o controle das ilhas, conhecidas pelo nome de Diaoyu na China.
Leia também
Antes de ser um tirano, Kim Jong-un foi garotinho fofo
Coreia do Sul detecta aumento da atividade nuclear do Norte
Japão faz primeira expansão militar em mais de 40 anos
Obama afirmou que os EUA estão aprofundando os laços com a China, mas explicou que essa aproximação não se dará "às custas do Japão ou de qualquer outro aliado". O presidente dos EUA também disse ao jornal que continuará a adotar medidas para reduzir a presença militar americana em Okinawa, mas lembrou que essas forças são "importantes para a segurança mútua".
Histórico – As Ilhas Senkaku estão situadas no Mar da China Oriental, 200 quilômetros a nordeste da costa de Taiwan – que também reivindica o arquipélago – e 400 quilômetros a oeste de Okinawa, no sul do Japão. As relações entre Japão e China passam por uma crise devido à disputa pelas ilhas. Em setembro de 2012, o governo do Japão comprou o arquipélago de seu proprietário japonês, o que provocou a ira de Pequim e motivou violentos protestos em várias cidades da China.
O desabitado arquipélago Senkaku é composto por cinco ilhotas e três rochas. A área é importante rota e habitat de cardumes e por isso é frequentada por navios pesqueiros do Japão. Acredita-se, além disso, que a região na qual se encontram as ilhas possa abrigar grandes reservas de gás. (Continue lendo o texto)
Comentários
Postar um comentário