Reunião do Copom começa nesta terça; mercado espera alta da Selic para 9%
Levando em conta a inflação e indicações da ata da última reunião, economistas apostam em aumento de 0,5 ponto porcentual dos juros
Comitê de Política Monetária do BC se reúne nesta terça e quarta-feira para decidir a Selic
O mercado aposta em nova alta de 0,5 ponto porcentual da Selic, para 9,0% ao ano, de acordo com o Boletim Focus, do BC, divulgado na segunda-feira. Para o final de 2013, os economistas apostam em Selic a 9,50%, ante o patamar de 9,25% previsto anteriormente.
Leia também:
Mantega já admite que alta do dólar pode impactar preços
A expectativa de um novo aperto monetário tem como base o patamar inflacionário. A prévia da inflação de agosto, medida pelo IPCA-15, indica alta de 0,16% em agosto e de 6,15%, no acumulado dos últimos doze meses.
Dólar — Outro fator macroeconômico que tem preocupado é a alta do dólar, que reflete nos preços do mercado doméstico. Durante evento realizado na segunda em São Paulo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, reconheceu que a valorização da moeda norte-americana tem peso na inflação.
Ata — Para projetar a nova alta, o mercado leva em conta também a ata da última reunião do Copom, realizada em julho, que sinalizou que os juros continuariam subindo este ano.
Comentários
Postar um comentário