Pular para o conteúdo principal

Israel intensifica defesa na fronteira temendo retaliação da Síria

Israelenses fazem filas para receber máscaras para gás, preparam abrigos antibombas e treinam estudantes

  • TEL-AVIV - Israel determinou uma mobilização em pequena escala de reservistas nesta quarta-feira, 28, e fortaleceu suas defesas de mísseis como precaução contra um eventual ataque sírio, caso o Ocidente decida cumprir as ameaças de realizar ataques na Síria.   Uma autoridade israelense que recebeu informações sobre uma reunião do gabinete de segurança do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu disse que a probabilidade de Israel ser alvo de um ataque sírio, seu vizinho ao norte e inimigo de longa data, é pequena. "Depois de uma avaliação de segurança realizada hoje, não há razão para uma mudança nas rotinas normais", disse Netanyahu em comunicado. "Estamos, em paralelo, nos preparando para qualquer cenário."   Isso inclui uma convocação limitada de soldados da reserva das Forças Armadas e o envio de um escudo avançado contra mísseis para o norte, disse a autoridade. A Rádio Israel disse que a mobilização de centenas de tropas nas áreas de inteligência e defesa aérea foi autorizada.
Israelenses intensificam defesa em fronteira com a Síria - Baz Ratner/Reuters
 
Israelenses intensificam defesa em fronteira com a Síria
Vários israelenses faziam fila em centros de distribuição de máscaras para gás em comunidades próximas à fronteira, além de preparar abrigos antibomba.
Sivan Yehieli, presidente do comitê de resposta civil emergencial na fronteira israelense com a Síria e o Líbano, disse à Rádio do Exército que cidades da região estão se preparando para um possível ataque, preparando abrigos antibomba e treinando estudantes a como fugir para esses locais. "Os cidadãos precisam estar tão preparados quanto o Exército", disse Yehieli. "Não queremos ser surpreendidos."
Damasco, que enfrenta um ataque potencialmente iminente dos EUA e outras potências ocidentais por conta do ataque com armas químicas na semana passada, sinalizou que pode revidar contra Israel, que também pode enfrentar uma série de disparos de foguete realizados pelo Hezbollah, milícia libanesa aliada da Síria.
Netanyahu disse na terça-feira que Israel buscou permanecer fora da crise na Síria, mas vai responder com força a qualquer tentativa de ataque.
Nenhuma movimentação especial ou exercício de tropas foi ordenado, mas baterias adicionais dos sistema Domo de Ferro e mísseis Patriot foram enviados nesta quarta-feira para a região próxima à fronteira, informaram funcionários da Defesa. Israel usa mísseis Patriot para deter mísseis de médio alcance e o sistema Domo de Ferro tem o objetivo interceptar foguetes disparados de curtas distâncias (até 70 quilômetros).
O governo israelenses afirma que o Domo de Ferro derrubou quatro foguetes lançados do Líbano em direção ao norte de Israel na semana passada e interceptou um foguete lançado na direção da cidade de Eilat, no Mar Vermelho, no início deste mês.
As autoridades de Defesa também disseram acreditar que os Estados Unidos realizarão um ataque nos próximos dias, mas que Israel deve receber uma notificação americana antes da ação. As fontes falaram em condição de anonimato./

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estim...
Agência Brasil Augusto Aras reitera que seu compromisso é com a atuação na chefia do Ministério Público Federal Aras afirma desconforto com especulação sobre vaga no STF BRASIL O procurador-geral da República, Augusto Aras, em nota, manifesta seu desconforto com a veiculação reiterada de seu nome para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Conquanto seja uma honra ser membro dessa excelsa Corte, o PGR sente-se realizado em ter atingido o ápice de sua instituição, que também exerce importante posição na estrutura do Estado. Segundo Aras, ao aceitar a nomeação para a chefia da Procuradoria-Geral da República, não teve outro propósito senão o de melhor servir à Pátria, inovar e ampliar a proteção do Ministério Público Federal e oferecer combate intransigente ao crime organizado e a atos de improbidade que causam desumana e injusta miséria ao nosso povo. O PGR considerar-se-á realizado se chegar ao final do seu mandato tão somente cônscio de haver cumprido o se...