Mercado espera manutenção da Selic em 11% nesta semana
Copom se reunirá na terça-feira e anunciará sua decisão sobre a política monetária na quarta
Estimativa para a inflação é de alta de 6,45% ao fim de 2014
Nesta semana, o Comitê de Política Monetária (Copom) se reunirá para discutir a taxa de juros da economia. A expectativa do mercado é que ela continue em 11% ao ano e assim permaneça até o fim de 2014. As cinco instituições financeiras que mais acertam as projeções do Focus, o Top-5, apostam que a Selic terminará a 12% o próximo ano. É comum usar a alta ou baixa da Selic como uma estratégia de controle da inflação.
Leia mais: Confira o desempenho de alguns vilões da inflação
Prévia da inflação acelera para 0,48% em outubro
Em relação às projeções sobre inflação e crescimento econômico, os analistas consultados no Focus não alteraram suas estimativas. Para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a estimativa é de alta de 6,45% ao fim de 2014 e de 6,30% ao fim de 2015, muito próximos do teto da meta do governo, de 6,5% e mais distante do centro da meta, de 4,5%. Em outubro, O IPCA-15, considerado prévia da inflação, acelerou a alta para 0,48% e acumulou em 12 meses 6,62%.
Os analistas consultados pelo BC mantiveram sua projeção média para o Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, de crescimento de 0,27% e de 1% para 2015.
Essas projeções foram enviadas pelos economistas ao BC até sexta-feira, antes da definição da vitória de Dilma Rousseff na eleição presidencial, no domingo.
(Com agência Reuters)
Comentários
Postar um comentário