Pular para o conteúdo principal

Pais de atirador pedem perdão pela dor causada pelo filho

Em comunicado à agência AP, Susan Bibeau disse estar ‘furiosa’ com o filho

Os pais de Michael Zehaf-Bibeau, apontado como o responsável pelos ataques a um soldado e ao Parlamento canadense nesta quarta-feira, em Ottawa, divulgaram um comunicado manifestando pesar pela tragédia. “Pedimos desculpas por toda dor, terror e caos que ele criou”, diz o texto enviado à agência Associated Press e assinado por Susan Bibeau e Bulgasem Zehaf.
“Nenhuma palavra pode expressar a tristeza que estamos sentindo neste momento. Estamos muito tristes que um homem tenha perdido sua vida. Ele perdeu tudo e deixou para trás uma família que deve estar sentindo muita dor e mágoa. Manifestamos nossas mais sinceras condolências. Estamos chorando por ele”, afirma o texto.
Susan diz ainda que não tem como explicar o que aconteceu e que está brava com o filho. Para ela, o filho “estava perdido e não se encaixava”. Os dois haviam conversado na última semana, depois de cinco anos sem se verem. O comunicado termina com um pedido por privacidade.
Leia também:
Premiê diz que Canadá ‘não vai se intimidar’ com ataques
Vídeos capturam momento de disparos no Parlamento
“Não tenho muita informação para oferecer. Não queremos ser parte deste circo midiático. Não achamos que isso vá acrescentar nada à discussão. Por favor, respeitem nossa privacidade, apesar de muitos talvez considerem que não merecemos. Mais uma vez, sentimos muito”.
Depois de ficar fechado durante quase toda a quarta-feira, o Parlamento reabriu nesta quinta com uma homenagem ao chefe de segurança considerado herói por ter disparado contra o atirador, e com um momento de silêncio em memória do soldado que foi morto.
Presente à sessão, o primeiro-ministro Stephen Harper defendeu o fortalecimento das leis de combate ao terrorismo no país. Os planos incluem conceder mais poderes para agências de vigilância e segurança. “Seremos vigilantes, mas não vamos fugir com medo. Seremos prudentes, mas não vamos ficar em pânico”, afirmou.
Na segunda-feira, outro soldado morreu depois de ser atropelado por um radical islâmico na província de Quebec. O responsável pelo atropelamento, Martin Couture-Rouleau, foi morto depois de tentar fugir da polícia e capotar o veículo que dirigia. Ele foi descrito como um “terrorista inspirado pelo Estado Islâmico”.
Uma foto que seria de Zehaf-Bibeau foi publicada em uma conta de Twitter do grupo terrorista. Nesta quinta, a polícia canadense esclareceu que ele não teve o passaporte confiscado. Na verdade, ele tinha solicitado um passaporte, que ainda não havia sido emitido porque havia dúvidas sobre o pedido. As autoridades também disseram que ele não estava no grupo de noventa pessoas consideradas ‘viajantes de alto risco’, que estavam sendo monitoradas. Rouleau estava nesta lista.
(Com agência EFE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular