Pular para o conteúdo principal

Acapulco vive dia de protestos por desaparecimento de estudantes

Chefe de gangue apontada como responsável pelo desaparecimento é capturado

Pessoas levam imagens de estudantes desaparecidos durante protesto em Acapulco, no México
Manifestantes exibem imagens de estudantes desaparecidos durante protesto em Acapulco, no México (Reuters)
As autoridades mexicanas anunciaram nesta sexta-feira a captura de um chefe da gangue conhecida como Guerreros Unidos, grupo criminoso apontado como responsável pelo desaparecimento de 43 estudantes na cidade de Iguala, no final de setembro. O procurador-geral da República, Jesús Murillo Karam, afimou que a detenção de Cidronio Casarrubias Salgado dá início a “uma nova rota de investigação que pode levar mais facilmente à verdade” sobre o caso.
Os alunos de magistério da Escola Rural de Ayotzinapa foram a Iguala no dia 26 de setembro para protestar contra políticas discriminatórias de contratação de professores e para arrecadar recursos. Quando retornavam, o ônibus em que estavam foi atacado. Há indícios de que a ação tenha sido realizada por policiais em conluio com o crime organizado. Até agora, 36 policiais e 27 integrantes da gangue foram detidos, segundo a imprensa mexicana.
Leia mais:
Polícia procura 46 estudantes desaparecidos
Milhares protestam no México após ataque a estudantes
Polícia mexicana prende chefe do cartel de Juárez
Nesta sexta-feira, milhares de pessoas tomaram as ruas de Acapulco para cobrar esclarecimentos sobre o desaparecimento dos estudantes. "Vivos foram levados, vivos os queremos", gritavam os participantes da manifestação convocada por um sindicato de professores e organizações campesinas, e encabeçada por familiares dos desaparecidos.
A marcha durou quatro horas, sob olhares dos turistas. Mas a cidade, que já foi um destino turístico de alto nível, também sofre com a violência. E os protestos dos últimos dias, afetou ainda mais o turismo, com cerca de 70% das reservas em hotéis canceladas. A própria embaixada dos Estados Unidos no México advertiu os cidadãos americanos sobre a manifestação de hoje e recomendou “evitar esta região durante a duração do protesto”.
Corpos – Nesta semana, Karam também anunciou que 28 corpos carbonizados que haviam sido encontrados em cinco valas perto de Iguala não são dos estudantes desaparecidos – uma segunda análise ainda será realizada. Um padre afirmou nesta sexta que uma testemunha lhe disse que os estudantes foram queimados vivos. O procurador-geral disse que o padre será convidado a prestar esclarecimentos sobre a declaração.
Em outro desdobramento do caso, os deputados do Estado de Guerrero decidiram em sessão extraordinária revogar o mandato do prefeito de Iguala, José Luis Abarca, acusado de manter laços com o narcotráfico. Ele foi chamado para prestar depoimento sobre o desaparecimento dos jovens, mas permanece em local desconhecido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...