Pular para o conteúdo principal

Acapulco vive dia de protestos por desaparecimento de estudantes

Chefe de gangue apontada como responsável pelo desaparecimento é capturado

Pessoas levam imagens de estudantes desaparecidos durante protesto em Acapulco, no México
Manifestantes exibem imagens de estudantes desaparecidos durante protesto em Acapulco, no México (Reuters)
As autoridades mexicanas anunciaram nesta sexta-feira a captura de um chefe da gangue conhecida como Guerreros Unidos, grupo criminoso apontado como responsável pelo desaparecimento de 43 estudantes na cidade de Iguala, no final de setembro. O procurador-geral da República, Jesús Murillo Karam, afimou que a detenção de Cidronio Casarrubias Salgado dá início a “uma nova rota de investigação que pode levar mais facilmente à verdade” sobre o caso.
Os alunos de magistério da Escola Rural de Ayotzinapa foram a Iguala no dia 26 de setembro para protestar contra políticas discriminatórias de contratação de professores e para arrecadar recursos. Quando retornavam, o ônibus em que estavam foi atacado. Há indícios de que a ação tenha sido realizada por policiais em conluio com o crime organizado. Até agora, 36 policiais e 27 integrantes da gangue foram detidos, segundo a imprensa mexicana.
Leia mais:
Polícia procura 46 estudantes desaparecidos
Milhares protestam no México após ataque a estudantes
Polícia mexicana prende chefe do cartel de Juárez
Nesta sexta-feira, milhares de pessoas tomaram as ruas de Acapulco para cobrar esclarecimentos sobre o desaparecimento dos estudantes. "Vivos foram levados, vivos os queremos", gritavam os participantes da manifestação convocada por um sindicato de professores e organizações campesinas, e encabeçada por familiares dos desaparecidos.
A marcha durou quatro horas, sob olhares dos turistas. Mas a cidade, que já foi um destino turístico de alto nível, também sofre com a violência. E os protestos dos últimos dias, afetou ainda mais o turismo, com cerca de 70% das reservas em hotéis canceladas. A própria embaixada dos Estados Unidos no México advertiu os cidadãos americanos sobre a manifestação de hoje e recomendou “evitar esta região durante a duração do protesto”.
Corpos – Nesta semana, Karam também anunciou que 28 corpos carbonizados que haviam sido encontrados em cinco valas perto de Iguala não são dos estudantes desaparecidos – uma segunda análise ainda será realizada. Um padre afirmou nesta sexta que uma testemunha lhe disse que os estudantes foram queimados vivos. O procurador-geral disse que o padre será convidado a prestar esclarecimentos sobre a declaração.
Em outro desdobramento do caso, os deputados do Estado de Guerrero decidiram em sessão extraordinária revogar o mandato do prefeito de Iguala, José Luis Abarca, acusado de manter laços com o narcotráfico. Ele foi chamado para prestar depoimento sobre o desaparecimento dos jovens, mas permanece em local desconhecido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular