Pular para o conteúdo principal

Soldado morre em incidente classificado como ato terrorista

Militar foi atropelado por homem suspeito de ter se 'radicalizado'

Policiais canadeneses observam local onde veículo captou, depois de motorista ter atropelado dois soldados e fugido
Policiais canadenses observam local onde veículo captou, depois de motorista ter atropelado dois soldados e fugido (Reuters)
Um dos dois soldados canadenses atropelados em um incidente classificado como um ato terrorista pelo governo morreu, informou a polícia de Québec nesta terça-feira. As autoridades identificaram a vítima como Patrice Vincent, subtenente de 53 anos de idade.
Ele foi atingido quando caminhava com outro militar perto de um escritório do governo em um shopping center de Saint-Jean-sur-Richelieu, pequena cidade perto de Montreal que abriga um colégio militar. A outra vítima sofreu ferimentos leves.
O motorista foi identificado como Martin Couture-Rouleau, um jovem de 25 anos que teria se “radicalizado”, segundo as autoridades. Após atingir os militares com seu carro, Rouleau tentou fugir e foi perseguido por dois policiais canadenses. Ele então perdeu o controle do carro e capotou várias vezes. Ao tentar sair do veículo, foi atingido pelos agentes de segurança e morreu no hospital.
A polícia de Quebec informou que Rouleau estava sendo investigado por suspeita de que poderia deixar o país para se juntar a grupos extremistas no exterior. “Ele era parte de nossos esforços investigativos para tentar identificar pessoas propensas a cometer atos criminais viajando ao exterior com objetivos terroristas”, disse à Associated Press o comissário de polícia Bob Paulson.
O primeiro-ministro Stephen Harper afirmou no Parlamento que o governo deve apresentar nos próximos dias uma legislação antiterror. Um comunicado divulgado por seu gabinete refere-se ao motorista dizendo que as autoridades têm “claras indicações de que o indivíduo tornou-se um radical”.
A polícia não deu detalhes sobre qual teria sido a motivação para o crime. Suspeita-se que o ataque possa estar ligado ao grupo Estado Islâmico, que pediu a apoiadores do mundo todo para realizarem atentados em países ocidentais que apoiam a coalizão liderada pelos Estados Unidos para combater os jihadistas no Iraque e na Síria.
(Com agência Reuters e Estadão Conteúdo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...