Pular para o conteúdo principal

ONU e UE condenam eleição em regiões separatistas da Ucrânia

Otan intercepta quatro formações de aviões russos sobre o Mar Báltico

As Nações Unidas e a União Europeia (UE) condenaram nesta quarta-feira a decisão dos separatistas do leste da Ucrânia de organizar eleições legislativas e presidenciais e a promessa de Moscou de reconhecer o resultado das urnas.
Previsto para 2 de novembro, uma semana depois das eleições legislativas ucranianas, o pleito tem tudo para acentuar o conflito, que já deixou mais de 3.700 mortos e provocou a pior crise entre Rússia e Ocidente desde o fim da Guerra Fria.
Em paralelo, representantes de Ucrânia, Rússia e UE começaram uma nova rodada de negociações para buscar um acordo sobre o fornecimento de gás para a Europa e para a Ucrânia.
Enquanto as autoridades das três partes se reuniam, a UE lamentou a intenção da Rússia de reconhecer as eleições das autoproclamadas repúblicas de Lugansk e de Donetsk. Na véspera, a mesma crítica foi feita pelo governo dos Estados Unidos.
Leia também:
Hackers russos invadiram computadores da Casa Branca

Explosões são ouvidas em Donetsk após eleição na Ucrânia
Putin admite que Rússia ajudou presidente deposto a fugir
As eleições também foram criticadas pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. Em nota, ele afirmou que a votação 'mina seriamente o Protocolo e o Memorando de Minsk, que deve ser urgentemente colocado em prática em sua plenitude'.
O chanceler russo, Serguei Lavrov, deu seu apoio explícito aos separatistas. Segundo ele, trata-se de "legitimar as autoridades rebeldes" no âmbito dos acordos de Minsk, concluídos entre Kiev e os rebeldes.
Em maio, o governo russo não reconheceu o referendo de independência organizado pelas regiões pró-Moscou, ao contrário do que aconteceu na Crimeia.
Violações - Em meio ao aumento de tensão na região, aeronaves da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) rastrearam bombardeiros russos estratégicos sobre o Oceano Atlântico e o Mar Negro nesta quarta-feira e decolagens de caças na área do Mar Báltico. A entidade classificou as ações como um aumento incomum de atividade em um momento de tensão nas relações entre Ocidente e Oriente.
No total, declarou a Otan em um comunicado, seus aviões interceptaram quatro grupos de aeronaves russas em cerca de 24 horas desde a terça-feira, e algumas ainda faziam manobras no fim da tarde desta quarta-feira. Ao todo, 26 aparelhos sobrevoavam o espaço aéreo internacional do Mar Norte, do Mar Báltico, do Oceano Atlântico e do Mar Negro. Entre as aeronaves, quatro bombardeiros estratégicos Tu-95 foram identificados.
“Estes voos russos consideráveis representam um nível incomum de atividade aérea sobre o espaço aéreo europeu”, afirmou a aliança.
Um porta-voz ressaltou não ter havido violação do espaço aéreo da Otan -— como ocorreu na semana passada, quando um avião-espião russo cruzou rapidamente a fronteira da Estônia.
A Otan disse que já realizou mais de 100 interceptações de aeronaves russas neste ano, cerca de três vezes mais do que em 2013, antes que os atritos com Moscou por conta das revoltas separatistas no leste ucraniano azedassem as relações com a aliança.
(Com agências Reuters e France-Presse)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
uspeitos de envolvimento no assassinato de Marielle Franco Há indícios de que alvos comandem Escritório do Crime, braço armado da organização, especializado em assassinatos por encomenda Chico Otavio, Vera Araújo; Arthur Leal; Gustavo Goulart; Rafael Soares e Pedro Zuazo 22/01/2019 - 07:25 / Atualizado em 22/01/2019 - 09:15 O major da PM Ronald Paulo Alves Pereira (de boné e camisa branca) é preso em sua casa Foto: Gabriel Paiva / Agência O Globo Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura. Play! Ouça este conteúdo 0:00 Audima Abrir menu de opções do player Audima. PUBLICIDADE RIO — O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (M
Nos 50 anos do seu programa, Silvio Santos perde a vergonha e as calças Publicidade DO RIO Para alguém conhecido, no início da carreira, como "o peru que fala", graças à vermelhidão causada pela timidez diante do auditório, Silvio Santos passou por uma notável transformação nos 50 anos à frente do programa que leva seu nome. Hoje, está totalmente sem vergonha. Mestre do 'stand-up', Silvio Santos ri de si mesmo atrás de ibope Só nos últimos meses, perdeu as calças no ar (e deixou a cena ser exibida), constrangeu convidados com comentários irônicos e maldosos e vem falando palavrões e piadas sexuais em seu programa. Está, como se diz na gíria, "soltinho" aos 81 anos. O baú do Silvio Ver em tamanho maior » Anterior Próxima Elias - 13.jun.65/Acervo UH/Folhapress Anterior Próxima Aniversário do "Programa Silvio Santos", no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, em junho de 1965; na época, o programa ia ao ar p