Pular para o conteúdo principal

Depois de ‘esbarrão’, Scotland Yard vai rever segurança de Cameron

Homem se chocou com o premiê em Leeds, no norte da Inglaterra. Aparentemente acidental, trombada expôs falha na segurança de Cameron

Imagem de vídeo que flagrou o momento em que um homem esbarrou com o primeiro-ministro britânico David Cameron, expondo uma falha na segurança
Imagem de vídeo que flagrou o momento em que um homem esbarrou com o primeiro-ministro britânico David Cameron, expondo uma falha na segurança (Reuters)
Um episódio bizarro levou a Scotland Yard a rever os procedimentos de segurança que envolvem o primeiro-ministro britânico David Cameron. Nesta segunda-feira, em Leeds, no norte da Inglaterra, um homem trombou com o premiê na calçada. Aparentemente acidental, o esbarrão expôs brechas no esquema de proteção de Cameron.
“Eu não vi David Cameron. Eu não sabia que era ele até me deixarem sair do veículo da polícia uma hora depois”, disse à BBC Dean Farley, de 28 anos, alegando que estava apenas correndo para ir para a academia em seu horário de almoço. “Isso levanta a questão – o quão boa é a segurança de Cameron se eu consegui correr entre eles (os seguranças) antes de eles me pararem?”, completou.
O premiê minimizou o incidente e agradeceu sua equipe de segurança, mas o episódio provocou muitos debates sobre a segurança de Cameron, especialmente no momento em que a Grã-Bretanha aumentou o nível de ameaça terrorista. Um especialista em segurança ouvido pelo Daily Telegraph considerou a brecha na segurança “espantosa” e especulou que os membros da equipe podem ser transferidos para outros postos.
O parlamentar Mark Pritchard, do Partido Conservador, pediu uma investigação completa sobre como o homem conseguiu chegar tão perto de Cameron. “A polícia metropolitana tem alguns dos melhores oficiais de proteção do mundo. No entanto, esta foi uma clara falha de segurança e poderia ter tido um resultado muito pior. Com o nível de ameaça terrorista elevado, não se pode permitir que isso aconteça de novo”, disse, em declaração reproduzida pelo Guardian.
O ex-oficial da polícia Peter Power disse que apesar dos questionamentos sobre o incidente, não houve “nada catastrófico”, e que o fato de o homem ter sido retirado do local rapidamente mostrou que a resposta policial “funcionou razoavelmente bem”.
Leia também:
Invasão à Casa Branca derruba chefe do Serviço Secreto
Cães do Serviço Secreto ficam em evidência ao impedir invasão da Casa Branca
O ex-vice-premiê John Prescott, que deu um soco em um manifestante durante a eleição de 2001 depois de ser atingido por um ovo, defendeu que as medidas de segurança dos políticos sejam reforçadas.
O caso Prescott foi usado por Cameron para brincar com a situação vivida hoje. “John Prescott estava na sala na qual fiz o pronunciamento. Então, ao deixar o local, pensei que o maior momento de perigo tinha passado. Claramente não foi o caso”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
uspeitos de envolvimento no assassinato de Marielle Franco Há indícios de que alvos comandem Escritório do Crime, braço armado da organização, especializado em assassinatos por encomenda Chico Otavio, Vera Araújo; Arthur Leal; Gustavo Goulart; Rafael Soares e Pedro Zuazo 22/01/2019 - 07:25 / Atualizado em 22/01/2019 - 09:15 O major da PM Ronald Paulo Alves Pereira (de boné e camisa branca) é preso em sua casa Foto: Gabriel Paiva / Agência O Globo Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura. Play! Ouça este conteúdo 0:00 Audima Abrir menu de opções do player Audima. PUBLICIDADE RIO — O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (M
Nos 50 anos do seu programa, Silvio Santos perde a vergonha e as calças Publicidade DO RIO Para alguém conhecido, no início da carreira, como "o peru que fala", graças à vermelhidão causada pela timidez diante do auditório, Silvio Santos passou por uma notável transformação nos 50 anos à frente do programa que leva seu nome. Hoje, está totalmente sem vergonha. Mestre do 'stand-up', Silvio Santos ri de si mesmo atrás de ibope Só nos últimos meses, perdeu as calças no ar (e deixou a cena ser exibida), constrangeu convidados com comentários irônicos e maldosos e vem falando palavrões e piadas sexuais em seu programa. Está, como se diz na gíria, "soltinho" aos 81 anos. O baú do Silvio Ver em tamanho maior » Anterior Próxima Elias - 13.jun.65/Acervo UH/Folhapress Anterior Próxima Aniversário do "Programa Silvio Santos", no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, em junho de 1965; na época, o programa ia ao ar p