Pular para o conteúdo principal

Depois de ‘esbarrão’, Scotland Yard vai rever segurança de Cameron

Homem se chocou com o premiê em Leeds, no norte da Inglaterra. Aparentemente acidental, trombada expôs falha na segurança de Cameron

Imagem de vídeo que flagrou o momento em que um homem esbarrou com o primeiro-ministro britânico David Cameron, expondo uma falha na segurança
Imagem de vídeo que flagrou o momento em que um homem esbarrou com o primeiro-ministro britânico David Cameron, expondo uma falha na segurança (Reuters)
Um episódio bizarro levou a Scotland Yard a rever os procedimentos de segurança que envolvem o primeiro-ministro britânico David Cameron. Nesta segunda-feira, em Leeds, no norte da Inglaterra, um homem trombou com o premiê na calçada. Aparentemente acidental, o esbarrão expôs brechas no esquema de proteção de Cameron.
“Eu não vi David Cameron. Eu não sabia que era ele até me deixarem sair do veículo da polícia uma hora depois”, disse à BBC Dean Farley, de 28 anos, alegando que estava apenas correndo para ir para a academia em seu horário de almoço. “Isso levanta a questão – o quão boa é a segurança de Cameron se eu consegui correr entre eles (os seguranças) antes de eles me pararem?”, completou.
O premiê minimizou o incidente e agradeceu sua equipe de segurança, mas o episódio provocou muitos debates sobre a segurança de Cameron, especialmente no momento em que a Grã-Bretanha aumentou o nível de ameaça terrorista. Um especialista em segurança ouvido pelo Daily Telegraph considerou a brecha na segurança “espantosa” e especulou que os membros da equipe podem ser transferidos para outros postos.
O parlamentar Mark Pritchard, do Partido Conservador, pediu uma investigação completa sobre como o homem conseguiu chegar tão perto de Cameron. “A polícia metropolitana tem alguns dos melhores oficiais de proteção do mundo. No entanto, esta foi uma clara falha de segurança e poderia ter tido um resultado muito pior. Com o nível de ameaça terrorista elevado, não se pode permitir que isso aconteça de novo”, disse, em declaração reproduzida pelo Guardian.
O ex-oficial da polícia Peter Power disse que apesar dos questionamentos sobre o incidente, não houve “nada catastrófico”, e que o fato de o homem ter sido retirado do local rapidamente mostrou que a resposta policial “funcionou razoavelmente bem”.
Leia também:
Invasão à Casa Branca derruba chefe do Serviço Secreto
Cães do Serviço Secreto ficam em evidência ao impedir invasão da Casa Branca
O ex-vice-premiê John Prescott, que deu um soco em um manifestante durante a eleição de 2001 depois de ser atingido por um ovo, defendeu que as medidas de segurança dos políticos sejam reforçadas.
O caso Prescott foi usado por Cameron para brincar com a situação vivida hoje. “John Prescott estava na sala na qual fiz o pronunciamento. Então, ao deixar o local, pensei que o maior momento de perigo tinha passado. Claramente não foi o caso”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...