Pular para o conteúdo principal

Depois de ‘esbarrão’, Scotland Yard vai rever segurança de Cameron

Homem se chocou com o premiê em Leeds, no norte da Inglaterra. Aparentemente acidental, trombada expôs falha na segurança de Cameron

Imagem de vídeo que flagrou o momento em que um homem esbarrou com o primeiro-ministro britânico David Cameron, expondo uma falha na segurança
Imagem de vídeo que flagrou o momento em que um homem esbarrou com o primeiro-ministro britânico David Cameron, expondo uma falha na segurança (Reuters)
Um episódio bizarro levou a Scotland Yard a rever os procedimentos de segurança que envolvem o primeiro-ministro britânico David Cameron. Nesta segunda-feira, em Leeds, no norte da Inglaterra, um homem trombou com o premiê na calçada. Aparentemente acidental, o esbarrão expôs brechas no esquema de proteção de Cameron.
“Eu não vi David Cameron. Eu não sabia que era ele até me deixarem sair do veículo da polícia uma hora depois”, disse à BBC Dean Farley, de 28 anos, alegando que estava apenas correndo para ir para a academia em seu horário de almoço. “Isso levanta a questão – o quão boa é a segurança de Cameron se eu consegui correr entre eles (os seguranças) antes de eles me pararem?”, completou.
O premiê minimizou o incidente e agradeceu sua equipe de segurança, mas o episódio provocou muitos debates sobre a segurança de Cameron, especialmente no momento em que a Grã-Bretanha aumentou o nível de ameaça terrorista. Um especialista em segurança ouvido pelo Daily Telegraph considerou a brecha na segurança “espantosa” e especulou que os membros da equipe podem ser transferidos para outros postos.
O parlamentar Mark Pritchard, do Partido Conservador, pediu uma investigação completa sobre como o homem conseguiu chegar tão perto de Cameron. “A polícia metropolitana tem alguns dos melhores oficiais de proteção do mundo. No entanto, esta foi uma clara falha de segurança e poderia ter tido um resultado muito pior. Com o nível de ameaça terrorista elevado, não se pode permitir que isso aconteça de novo”, disse, em declaração reproduzida pelo Guardian.
O ex-oficial da polícia Peter Power disse que apesar dos questionamentos sobre o incidente, não houve “nada catastrófico”, e que o fato de o homem ter sido retirado do local rapidamente mostrou que a resposta policial “funcionou razoavelmente bem”.
Leia também:
Invasão à Casa Branca derruba chefe do Serviço Secreto
Cães do Serviço Secreto ficam em evidência ao impedir invasão da Casa Branca
O ex-vice-premiê John Prescott, que deu um soco em um manifestante durante a eleição de 2001 depois de ser atingido por um ovo, defendeu que as medidas de segurança dos políticos sejam reforçadas.
O caso Prescott foi usado por Cameron para brincar com a situação vivida hoje. “John Prescott estava na sala na qual fiz o pronunciamento. Então, ao deixar o local, pensei que o maior momento de perigo tinha passado. Claramente não foi o caso”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular