Pular para o conteúdo principal

Polícia descarta participação de outros atiradores em ataques

Parlamento volta a funcionar com homenagens a soldado morto e a ‘herói’

O chefe da polícia de Ottawa afirmou nesta quinta-feira que os ataques a um soldado e ao Parlamento canadense realizados ontem foi obra de um único atirador. Charles Bordeleau afirmou à rede CBC que as buscas realizadas no centro da capital, que ficou fechado até a noite de ontem, não encontrou sinais de que a ação tenha envolvido mais de uma pessoa.
À rede americana CNN, o prefeito de Ottawa, Jim Watson, disse que havia apenas um atirador. Logo depois do atentado, ocorrido perto das 10 horas locais, policiais levantaram a hipótese de que até três homens armados estavam na região. A caçada por outros atiradores deixou muitos parlamentares e jornalistas presos dentro do prédio por até dez horas.
Leia também:
Premiê diz que Canadá ‘não vai se intimidar’ com ataques
Vídeos capturam momento dos disparos no Parlamento
O responsável pelo pânico que se espalhou por Ottawa foi identificado como Michael Zehaf-Bibeau. O suspeito foi morto no Parlamento depois de atirar contra um soldado em frente ao Memorial de Guerra que fica perto da sede do Legislativo. O militar não resistiu aos ferimentos.
Herói – Atendendo ao pedido feito pelo primeiro-ministro Stephen Harper, que ontem ressaltou a importância de manter o funcionamento do governo e do Parlamento, os trabalhos foram retomados nesta quinta-feira. A sessão foi aberta com um momento de silêncio em memória do soldado Nathan Cirillo, morto pelo atirador, e aplausos ao sargento de armas Kevin Vickers, tido como herói depois de disparar contra o homem que invadiu o prédio.
Presente à sessão, o premiê repetiu que o objetivo dos ataques foi impor o medo ao país e que as medidas de segurança serão reforçadas. “Vamos estar vigilantes, mas não teremos medo. Vamos ser prudentes, mas não ficaremos em pânico”.
“E, no que se refere ao governo, estamos aqui, em nossos assentos, em nossa Câmara, no coração da nossa democracia e nosso trabalho continua”, completou, em declaração reproduzida pela rede BBC.
O ataque desta quarta ocorreu dois dias depois de um radical islâmico ter atropelado dois soldados, fugiu da polícia e acabou sendo morto. Um dos militares atingidos morreu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...