China cresce 7,3% no 3º trimestre, pior índice desde 2009
Mesmo assim, resultado do PIB entre julho e setembro superou a previsão de analistas. Governo chinês espera que economia do país avance 7,5% em 2014
Funcionário solda turbina de água em uma fábrica em Jinhua, na China
Leia também:
PIB do 2º trimestre faz Brasil voltar à lanterna dos Brics
Economia chinesa avança 7,5% no segundo trimestre
O ritmo de crescimento da segunda maior economia do mundo no terceiro trimestre é o mais lento desde o primeiro trimestre de 2009, quando o PIB chinês cresceu 6,6% prejudicado pela crise internacional. O índice divulgado nesta terça, no entanto, superou as previsões de analistas consultados pelo diário americano Wall Street Journal, que esperavam um crescimento de 7,2%.
Entre julho e setembro deste ano, a China cresceu 1,9% frente ao trimestre imediatamente anterior. No acumulado entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 7,4%.
O governo da China espera um crescimento de cerca de 7,5% em 2014. Para alcançar a meta, os formuladores de política aumentaram seus esforços para estimular a economia nos últimos meses e adotaram medidas para facilitar a concessão de empréstimos e acelerar o investimento na infraestrutura.
Produção industrial – O valor acrescentado da produção industrial da China teve crescimento de 8,0% em setembro, na comparação com o mesmo mês de 2013. O número representa uma aceleração em relação à alta de 6,9% registrada em agosto e ficou acima da expectativa de analistas consultados pelo Wall Street Journal, que esperavam avanço de 7,5%.
Já o indicador que mede as vendas no varejo, registrou alta de 11,6% em setembro ante o mesmo mês do ano anterior, desacelerando em relação ao crescimento de 11,9% observado em agosto, na mesma base de comparação.
Comentários
Postar um comentário