Pular para o conteúdo principal

Polícia canadense divulga imagens de atirador em ação

Vídeo mostra pedestres fugindo ao verem homem com uma arma nas mãos

Imagem de câmera de segurança divulgada pela polícia do Canadá mostra atirador identificado como Michael Zehaf-Bibeau ao invadir o Parlamento
Imagem de câmera de segurança divulgada pela polícia do Canadá mostra atirador identificado como Michael Zehaf-Bibeau ao invadir o Parlamento (Reuters)
A polícia canadense divulgou nesta quinta-feira imagens de câmeras de segurança com registros da ação do atirador que levou pânico à capital Ottawa. Depois de atirar contra um soldado que fazia a guarda do Memorial de Guerra, o homem identificado como Michael Zehaf-Bibeau foi de carro até o Parlamento, que fica a apenas algumas centenas de metros de distância.
As gravações mostram o momento em que o veículo se aproxima do prédio e Bibeau aparece com um rifle na mão. Pessoas que estavam no local fogem correndo. Nos momentos seguintes, ele pega outro carro e vai até o bloco central do Parlamento, desta vez já perseguido por policiais.
Leia também:
Elizabeth II ficou 'chocada e entristecida' com ataque
Parlamento volta a funcionar com homenagens a soldado morto e a ‘herói’
O vídeo foi apresentado durante uma entrevista coletiva na qual o comissário de polícia Bob Paulson descreveu o atirador como “um indivíduo que pode ter crenças extremistas”. Ele não estava entre os noventa “viajantes de alto risco” monitorados pelas autoridades canadenses por possíveis ligações com grupos terroristas, ao contrário do indicado anteriormente.
A polícia também não identificou ligações entre o ataque desta quarta e o ocorrido na segunda-feira, quando um jovem convertido ao islã atropelou e matou um soldado em Québec. Bibeau, de 32 anos, era um canadense que também podia ter cidadania líbia. Ele foi morto pelo chefe de segurança do Parlamento.
Bibeau, que nasceu em Montréal e viveu em Calgary e Vancouver, queria ir para a Síria. Na quarta-feira, autoridades dos Estados Unidos disseram terem sido alertadas de que ele era convertido ao islã, assim como o atirador de segunda-feira.
“Ele tinha um pai líbio e uma mãe canadense, e precisamos investigar e entender seu processo de radicalização”, afirmou Paulson, acrescentando que o e-mail do atirador foi encontrado registrado no computador de uma pessoa responsável pelo que classificou de delito relacionado ao terrorismo. As autoridades ainda tentam entender qual seria a conexão entre as pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular