Pular para o conteúdo principal

Talibã ataca posto avançado afegão e mata 21 soldados

Trata-se do mais violento incidente contra o exército do país em pelo menos um ano

 
 
Centenas de insurgentes do Talibã fortemente armados atacaram um posto avançado do exército afegão no leste do país neste domingo, matando 21 soldados. Trata-se do mais violento incidente contra o exército do país em pelo menos um ano.
Soldado afegão combate formações do Talibã no leste do país - Roohullah Anwari/AP
AP
Soldado afegão combate formações do Talibã no leste do país

Em resposta aos ataques, após os quais vários soldados ficaram desaparecidos, o presidente Hamid Karzai adiou uma viagem que faria ao Sri Lanka.
O general Mohammad Zahir Azimi, porta-voz do Ministério da Defesa, disse que "centenas" de insurgentes estrangeiros e afegãos cruzaram a fronteira para realizar o ataque, que aconteceu no distrito montanhoso de Ghazi Abad, província de Kunar, durante a madrugada.
Azimi não especificou que fronteira foi cruzada, mas Kunar fica perto do Paquistão. A região é um reduto de militantes, onde, acredita-se, operem insurgentes árabes e de outros países juntamente com o Talibã afegão.
O Talibã assumiu a responsabilidade pelo ataque deste domingo em comunicado enviado por e-mail, no qual diz também que um de seus integrantes foi morto e dois ficaram feridos durante a ação.
O grupo tem intensificado os ataques nos últimos meses e tenta tirar vantagem da retirada das tropas estrangeiras do país no final de 2014. O número de baixas entre as tropas afegãs tem aumentado significativamente desde que assumiram a liderança da guerra contra o Talibã. Desde o início de 2014, 84 soldados do exército afegão foram mortos.
Azimi disse que 21 soldados afegãos morreram e que três ficaram feridos no ataque, que foi seguido por uma batalha intensa que durou quatro horas entre militares e insurgentes. Uma unidade do exército que seguia para dar apoio à operação também foi atingida por um ataque suicida, disse ele, mas não houve mortos entre os militares.
O general Abdul Habib Sayedkhaili, chefe de polícia da província de Kunar, disse que havia cerca de 30 soldados no posto avançado, quando insurgentes atacaram de três lados com granadas propelidas por foguete, morteiros e armas leves.
Segundo ele, dos sete soldados inicialmente desaparecidos, três foram encontrados com vida, mas as forças de segurança continuavam buscando os demais. Não estava claro se os soldados haviam sido sequestrados ou fugido durante o ataque.
Em comunicado condenando o ataque, Karzai pediu ao Paquistão que tome medidas sérias para destruir os redutos terroristas e combater as atividades desses grupos.
O Paquistão tem uma relação complicada com o Talibã. O país ajudou o grupo a tomar o comando do Afeganistão em 1996 e Cabul tem repetidamente acusado Islamabad de fornecer abrigo aos insurgentes em seus território após a invasão do país por forças lideradas pelos Estados Unidos em 2001. Fonte: Associated Press.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...